Deu na Imprensa - “Cidade Limpa” leva São Paulo à Expo Xangai

Promoview - 21/01/2010

Prestes a completar 456, o prefeito de São Paulo confirmou uma ação promocional que ampliará a projeção mundial da maior cidade do País, isto porque, São Paulo participará da Expo Xangai 2010, cujo tema é “Better City, Better Life” (Cidade Melhor, Vida Melhor). Esta é a primeira vez que cidades participam de uma Exposição Mundial.

Das 188 cidades candidatas à concessão de um espaço, São Paulo, com o projeto Cidade Limpa, ficou em quarto lugar. O estande paulistano, projetado pela cenógrafa Daniela Thomas (responsável pelo Museu do Futebol), será construído e mantido pelos 184 dias com um orçamento de cerca de R$ 4,5 milhões.

O projeto retrata um pequeno Copan, famoso prédio da capital paulista feito de placas de compensado, recheado de imagens. Durante os seis meses de duração da exposição, de maio a outubro de 2010, estima-se que pelo menos 70 milhões de pessoas visitem os estandes de 239 países e 55 cidades escolhidas pela organização do encontro.

Kassab ressaltou que participar da feira é uma oportunidade grandiosa para apresentar a cidade para uma quantidade de público tão grande e diversificada em sua nacionalidade. “É muito relevante o fato de São Paulo participar nesta primeira vez em que o evento é aberto a cidades do mundo todo. Espero que a maior cidade do País e os empreendedores brasileiros possam participar juntos dessa grande oportunidade, para que possamos mostrar as nossas realizações, políticas públicas, projetos e potencial”, afirmou.

A feira acontece de 1º/05 a 31/10 de 2010. Serão 184 dias para posicionar a cidade no exterior e consolidar a imagem da capital paulista como cidade global. “São Paulo conquistou seu direito de participar dessa Expo. A cidade recebeu do governo chinês um espaço de 400 m² na área de melhores práticas urbanas para apresentarmos o que temos de melhor em nossa práticas públicas para melhorar a vida do cidadão”, afirmou o secretário municipal de Relações Internacionais.

Outro aspecto importante na participação da cidade de São Paulo nessa exposição é consolidar sua imagem como uma cidade global, exibir seu potencial competitivo e atrair turistas e negócios. Além do aspecto econômico, São Paulo irá mostrar diversas atrações que representam a cultura e o desenvolvimento da cidade.

As Exposições Mundiais acontecem desde 1851 e se consolidaram como local de apresentação e divulgação de grandes invenções mundiais. A Expo Xangai 2010, a primeira realizada em um país emergente, promete ser a maior de todos os tempos, com recorde de participantes e visitantes.

O Brasil também terá um estande só dele, cujo projeto já foi contestado por arquitetos. Mas, polêmicas à parte, o que mais chama a atenção são os pavilhões construídos pelos outros países, dando a impressão da existência de uma competição para ver quem constrói o prédio mais impressionante para a Expo Xangai.

Fonte: Promoview - 21/01/2010