Mercosul apoia candidatura de São Paulo à EXPO2020

O documento, assinado por Dilma Rousseff, Cristina Kirchner, Evo Morales, José Mujica e Nicolás Maduro, foi enviado pelo Comitê Organizador da Candidatura de São Paulo, através de nota, aos membros do BIE, em Paris

No dia 12 de julho, em Montevidéu, durante a XLV Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum, os presidentes dos países membros do Mercosul apoiaram a candidatura de São Paulo como sede da EXPO 2020. Entre outras deliberações, o documento final do encontro diz textualmente: “Expressaram seu apoio à candidatura de São Paulo como sede da Exposição Universal de 2020".

O documento é assinado, além da Presidente da República Federativa do Brasil, Dilma Rousseff, pela Presidente da República da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, o presidente do Estado Plurinacional da Bolívia, Evo Morales, o presidente da República Oriental do Uruguai, José Mujica Cordano, e do Presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro Moros.

O anúncio do apoio dos membros do Mercosul foi oficialmente comunicado através de nota, no dia 18/07, aos membros do BIE, o Bureau Internacional de Exposições, pelo Comitê de Candidatura de São Paulo à EXPO 2020.

Já a vice-prefeita Nádia Campeão, coordenadora da candidatura de São Paulo à EXPO 2020, considera o apoio primordial. “A EXPO 2020 nunca foi realizada na América Latina. Eu acredito que toda a região será beneficiada caso São Paulo vença a disputa”, disse.

A EXPO 2020 – Caso São Paulo seja a vencedora, a Expo 2020 acontecerá entre 15 de maio a 15 de novembro, na região de Pirituba. O evento deverá reunir quase 30 milhões de visitantes. São Paulo concorre com Ayutthaia (Tailândia), Izmir (Turquia), Dubai (Emirados Árabes) e Ekaterinburg (Rússia). A decisão final sobre a cidade que vai sediar a EXPO 2020 será tomada em Assembleia do BIE, em novembro deste ano.