Expo Xangai - Preparativos entram na etapa final

Informação é do vice-perfeito permanente de Xangai, Yang Xiong

Depois de sete anos de trabalhos, a contagem regressiva para a Expo Xangai chega perto do fim. No dia 18 de janeiro, o Gabinete de Imprensa do Conselho de Estado da China realizou, em Beijing, uma coletiva de imprensa. Na ocasião, o vice-perfeito permanente de Xangai, Yang Xiong, anunciou que os preparativos para a Expo entraram na etapa final.

Agora, há menos de 100 dias da abertura, o número de participantes internacionais confirmados já bateu o recorde histórico do evento. Segundo Yang, 192 países e 50 organizações internacionais confirmaram presença; da China, 31 províncias e Hong Kong, Macau e Taiwan também vão prestigiar a Expo. Até o final de março deste ano, a maior parte dos participantes inscritos já terá finalizado os trabalhos preparativos na área de exposição.

"A construção de pavilhões entrou na etapa final. 90% da edificação de todo o parque da Expo foram acabados. A Expo terá 42 pavilhões de países estrangeiros e 18 pavilhões de empresas, dos quais 80% já entraram na fase de acabamento de seus estandes."

Atualmente, os projetos que garantam serviços, tais como segurança, transporte, segurança de alimentos e recepção de turistas, estão sendo concluídos e testados. Estima-se que a Expo Xangai atraia 70 milhões de visitantes e que o movimento diário chegue a 400 mil pessoas. Yang destacou que está sendo implementado um projeto de transporte criado especialmente para o evento. O objetivo é fornecer condições convenientes ao público e responder a demanda dos visitantes.

"Adotamos várias medidas. Teremos cinco linhas de metrôs passando pelo parque da Expo ou por regiões vizinhas e mil ônibus disponíveis em mais de dez linhas abertas só para a Expo, além das já existentes 90 linhas de ônibus que atravessam o parque", explicou.

Quanto à garantia de segurança, a organização adotará as mais rigorosas e adequadas medidas para fazer de Xangai a sede da "Expo alegre" e da "Expo segura". Além disso, serão publicados manuais de segurança e de ação emergencial.

Chegando perto da data de inauguração da Feira, a cidade já respira o ar da Expo. É possível encontrar propagandas referentes ao evento pelas ruas; vários pontos turísticos famosos da cidade foram restaurados. "Todos os cidadãos de Xangai vão receber a Expo com muita alegria. Estou muito orgulhoso por ser um habitante e cidadão daaqui", afirmou Chen Xiangrong morador de Xangai.