São Paulo Participa do Primeiro Encontro de Cidades Educadoras da América Latina

Município apresenta o projeto “Território CEU”

Começou hoje (03) em Rosário (Argentina), o primeiro Encontro de Cidades Educadoras da América Latina. O objetivo do evento é promover o debate e aprofundar a temática que será abordada no XIII Congresso Internacional da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE) em novembro de 2014, cujo lema será “A cidade educadora é uma cidade que inclui”.

Integraram a mesa de abertura, Laura Afonso, Diretora-Geral de Relações Internacionais da AICE para a América latina, Marina Canals, Secretária-Geral da AICE e Mônica Fein, Prefeita de Rosário.

Em seguida, a mesa com autoridades locais apresentou as diretrizes de promoção de uma cidade inclusiva por meio da educação, com presença de Medellín (Colômbia), Belo Horizonte (Brasil), Caguas (Porto Rico), Guadalajara (México), Montevidéu (Uruguai).

A Cidade de São Paulo teve a oportunidade de apresentar o projeto "Território CEU", pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, na mesa “A Inclusão Como Direito - A Cidade como Promotora de Bem-Estar e Oportunidades”. Também participaram da mesa as cidades de Sorocaba, Santos, São Bernardo do Campo e Belo Horizonte (Brasil), Guadalajara e Toluca de Lerdo (México), San José (Costa Rica), Zárate, Morón e San Francisco (Argentina).

A última conferencia do dia contará com a apresentação de Axel Didriksson, pesquisador da universidade do México, sobre a transformação permanente da cidade, no que concerne políticas de inclusão e participação cidadã.

Terrítório CEU

No momento em que a questão urbana passa a ser central para a política pública municipal, reafirma-se o desejo político geral de ocupar a cidade para usufruí-la ao máximo e para garantir que os avanços sociais sejam compartilhados por todos, conforme os princípios de cidade educadora. Diante desse cenário, a Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, em parceria com as Secretarias de Cultura, Esportes, Assistência Social e Saúde estão desenvolvendo o projeto dos novos CEUs – Centros de Educação Unificados.

Os novos CEUs serão implantados conforme demanda, em centros esportivos, de forma a aproveitar o patrimônio municipal e a infraestrutura esportiva existente. Em contrapartida, os centros esportivos serão revitalizados e dotados dos equipamentos de educação e cultura que compõe o programa original dos CEUs.

Em sua nova versão, o CEU incluirá programas de Assistência Social e Saúde, segundo a necessidade do local. Alem disso, passa a fazer parte do programa CEU a sua integração com os equipamentos públicos do bairro, através de soluções urbanísticas de acessibilidade que incluirá mobiliário, iluminação, sinalização, pavimentação, arborização, estrutura cicloviária e melhoria de calçadas, de modo a priorizar a mobilidade não motorizada e criar o chamado “Território CEU”.

O encontro começa hoje e ira ate o dia 05 de setembro. Para mais informações, acesse o site oficial do evento.