São Paulo e Catalunha discutem ampliação das relações comerciais bilaterais

Encontro realizado na Secretaria Municipal de Relações Internacionais em São Paulo.

Infra-estrutura pública, transformações urbanas, serviços e tecnologias sustentáveis são potenciais áreas para projetos de cooperação entre São Paulo e a Catalunha. O assunto foi discutido na tarde desta terça-feira, dia 21, durante a reunião do secretário interino de Relações Internacionais e o secretário de Estado  Josep  Huguet,  Conselheiro  de Inovação, Universidade e Empresa (Conseller de Innovacion, Universitat  i  Empresa  da  Generalitat  de  Catalunya). Também participaram do encontro, realizado no gabinete da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), o cônsul geral da Espanha em São Paulo,  Manuel Fairén Sanz, e integrantes da Agència del Departament d'Innovació, Universitats i Empresa (ACC1Ó).  A Agência foi criada para apoiar e dar suporte estratégico às empresas catalãs na busca de novas oportunidades de negócios e nas ações de fomento à inovação e à internacionalização.

De acordo com o secretário interino, a boa relação entre as cidades de São Paulo e Barcelona oferece uma boa base para o fortalecimento das relações  com a região da Catalunha, principal pólo econômico da Espanha. “Recentemente a cidade participou de dois eventos na Catalunha. O Barcelona Meeting Point e a Carbon Expo”, afirmou. Nas duas ocasiões, houve reuniões entre representantes da Prefeitura e autoridades locais.

O conselheiro Josep Huguet  falou sobre a visita ao Brasil, na qual pretende, juntamente com integrantes de órgãos públicos e entidades privadas, identificar áreas potenciais para a troca de experiências e investimentos em projetos bilaterais. “Sabemos o peso de São Paulo para o Brasil, assim como o peso da Catalunha para a Espanha”, afirmou.

O secretário interino frisou que a Economia Verde é um campo promissor para futuras parcerias comerciais internacionais. “Muitas oportunidades neste setor podem interessar empresas catalãs, como, por exemplo energia solar e construções sustentáveis”. Ele lembrou que, desde o lançamento do projeto Cidade Limpa, a capital paulista tem feito uma verdadeira revolução na imagem da cidade no Brasil e no exterior. “Esta iniciativa foi um símbolo importante da prioridade atribuída pela Prefeitura à área ambiental”.  Ele destacou que São Paulo é a primeira cidade do País a ter uma Lei Municipal de Combate às Mudanças Climáticas, recentemente aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito.

Huguet disse que a Catalunha tem desenvolvido projetos com tecnologias sustentáveis. “Temos experiência em programas de desenvolvimento sustentável, principalmente em moradias populares”. O conselheiro salientou o interesse de empresários espanhóis em investir também nos setores da construção civil, arquitetura e saúde.

De acordo com o diretor do Centro de Promoção de Negócios da ACC1Ó, em São Paulo, Júlio Nascimento, o contato com os governos municipal, estadual e federal, e com empresas brasileiras abrirá portas para novas oportunidades de negócios. “São Paulo tem atraído cada vez mais investidores e a cidade tem crescido no ranking de metrópoles atrativas para novos negócios”, constatou.  Segundo ele, o Brasil tem potencial para grandes ações de infra-estrutura. “A Copa do Mundo de 2014 exigirá muitos projetos desta natureza. Espero que essa seja apenas a primeira de uma série de missões que resultem no fortalecimento das relações comerciais entre São Paulo e a Catalunha”, afirmou.

Outro projeto que deve atrair a atenção dos empreendedores da Catalunha é a Nova Luz, que, por meio de concessão urbana, permitirá que empresas estrangeiras integrem o futuro consórcio responsável pela revitalização e modernização de uma extensa área no centro de São Paulo. Para o diretor executivo da ACC1Ó Barcelona, Jordi Serret, as empresas catalãs tem excelente bagagem para participar de projetos e licitações internacionais. O secretário interino informou que as instituições estrangeiras interessadas em participar desta iniciativa podem obter informações adicionais junto à SMRI.

O conselheiro Huguet reafirmou a intenção de abrir um escritório de escritório de representação de Barcelona na cidade de São Paulo, dentro do Centro de Promoção de Negócios da ACC1Ó.  E antecipou que, com o fortalecimento das relações comerciais bilaterais, novas missões serão viabilizadas. De São Paulo, a delegação segue para Brasília onde também se reúne com representantes do governo federal.