Prefeitura recebe autoridades para iniciativa “Diálogos SP no Mundo”

Participaram dos eventos o Professor Dr. Giorgio Romano, o arquiteto e urbanista Jorge Wilheim e representantes da USP Cidades

Entre os dias 25 de Setembro e 11 de Outubro, a Prefeitura de São Paulo recebeu autoridades da Academia e da Administração Pública para participar na iniciativa “Diálogos SP no Mundo”. Palestraram no evento o professor Dr. Giorgio Romano, Coordenador do Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC) (25 de setembro); o arquiteto e urbanista Jorge Wilheim (04 de outubro) e representantes do centro de pesquisa USP Cidades (11 de outubro).

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Amsterdam com doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), o Professor Giorgio Romano foi Técnico em Planejamento e Pesquisa e Coordenador da área de estudo de Economia e Política Internacional do IPEA e Consultor Senior do Banco Mundial como Regional Advisor da Aliança de Cidades / Cities Alliance. Hoje é membro do Grupo de Estudos da Conjuntura da Fundação Perseu Abramo, do Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais (GR-RI) e do Grupo de Conjuntura Internacional da USP (GACINT) e Coordenador do Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Jorge Wilheim é arquiteto e urbanista, autor de projetos como o do Parque Anhembi e o do Vale do Anhangabaú. Foi consultor do Ministério dos Esportes para o legado urbano a ser deixado no Rio de Janeiro pelos Jogos Olímpicos de 2016 e, atualmente, lidera o consórcio que elabora os estudos urbanísticos para as estações do Trem de Alta Velocidade – TAV que ligará São Paulo ao Rio. Ocupou duas vezes o cargo de Secretário Municipal do Planejamento de São Paulo, além de Secretário de Planejamento e Secretário do Meio Ambiente do Estado de SP e dirigiu a elaboração do atual Plano Diretor Estratégico e dos 31 Planos das Subprefeituras de São Paulo. Foi ainda Secretário-Geral Adjunto da Conferência Habitat II das Nações Unidas em Istambul (1996).

Já USP Cidades é um centro de pesquisa, formação e difusão de soluções inovadoras para a gestão urbana no Brasil, que tem por objetivo servir como ponto de referência para a articulação entre gestão pública, pesquisa aplicada e setor privado, nos principais desafios das cidades brasileiras. O núcleo possui ainda o papel de articular uma rede internacional com Universidades, ONGs e entidades multilaterais, de forma a catalisar a troca de informações, experiências e conhecimento a respeito de temas como infraestrutura, finanças e planejamento, serviços de utilidade pública, habitação e gestão.

Diálogos

Criada pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas a iniciativa “Diálogos SP no Mundo”, procura aproximar, por meio de debates, as Secretarias da Prefeitura de São Paulo e autoridades de diversas áreas de interesse do ponto de vista da gestão do município, discutindo temas relativos à atuação internacional da cidade.