De olho nas Olimpíadas, São Paulo será sede da Copa do Mundo de Judô 2010

Anúncio foi feito pelo prefeito da capital paulista

O prefeito de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, dia 5, que a capital paulista será a sede da Copa do Mundo de Judô, em maio deste ano. O evento esportivo faz parte do Circuito Mundial, que conta com outras 26 competições. O desempenho dos atletas no Circuito Mundial é fundamental para garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres.

"Este é o primeiro evento de judô de caráter internacional na cidade e será mais uma oportunidade de apresentar São Paulo para o mundo. Além disso, temos o intuito de fortalecer a relação da Prefeitura com a Federação Internacional para que mais competições deste porte aconteçam em nosso município", disse o prefeito.

Em 2010, o Brasil será o único país com a responsabilidade de organizar dois eventos do Circuito Mundial: o Grand Slam, no Rio de Janeiro, e a Copa do Mundo, em São Paulo. Por ser país sede, nas duas competições o Brasil poderá inscrever quatro atletas em cada uma das 14 categorias. Entre os destaques da seleção brasileira estão medalhistas olímpicos Tiago Camilo, Leandro Guilheiro, Flávio Canto e Ketleyn Quadros.

Durante a entrevista coletiva, na sede do governo paulistano, o prefeito recebeu uma placa comemorativa do Presidente da Federação Internacional de Judô, Marius Vizer, e foi presenteado com um quimono pelo Presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Paulo Wanderley Teixeira. "Este quimono é o símbolo da determinação da Prefeitura de São Paulo em fortalecer o esporte na cidade e de participar da construção dos Jogos Olímpicos de 2016", afirmou o prefeito.

A Prefeitura irá oferecer apoio logístico e acertar questões relacionadas a transportes, comunicação e integração com os demais organizadores. A Copa do Mundo de Judô será realizada nos dias 29 e 30 de maio no Ginásio da Hebraica. Atletas do Japão, França, Coréia, China, Rússia, Holanda, Alemanha, entre outros, já confirmaram presença na etapa brasileira.

Fonte: Secom