Prefeito de São Paulo recebe Presidente do Mali

País integra a União Africana

"À medida que as cidades vão crescendo, é imprescindível aperfeiçoar a troca de experiências bilaterais", defendeu o presidente do Mali, Amadou Toumani Touré, durante a visita oficial ao prefeito de São Paulo, nesta quarta-feira, dia 7, na sede da Prefeitura.

Touré ressaltou que o país africano tem muito o que aprender com o Brasil e a capital paulista. "Sabemos a posição de destaque que São Paulo tem". Ele explicou que o Mali integra a União Africana (UA), fundada em 2002 para apoiar a promoção da democracia, dos direitos humanos e do desenvolvimento na África. Baseada no modelo da União Européia, a UA busca incentivar o aumento dos investimentos estrangeiros na África e gradativamente promover a integração aduaneira, a livre circulação de mercadorias e cidadãos.

De acordo com o secretário municipal de Relações Internacionais, o intercâmbio comercial pode ser incrementado."É importante identificar produtos que possam ampliar a pauta de comércio exterior entre São Paulo e a República do Mali", afirmou. Touré deixou clara a intenção de fortalecer a parceria bilateral com São Paulo para a troca de experiência nas áreas de serviços, exploração de petróleo e agroindústria. A gestão da cidade, saneamento básico, segurança urbana e reurbanização também são setores para futuras parcerias.

O prefeito de São Paulo resumiu alguns dos maiores desafios enfrentados na condução de uma metrópole com cerca de 11 milhões de habitantes, como saúde, habitação e obras de contenção e infra-estrutura. "É importante promover esse intercâmbio entre países e cidades para ampliar as possibilidades de melhorar a qualidade de vida da população", destacou.

De São Paulo, a delegação segue para Brasília, onde manterá encontros com integrantes do Governo Federal, e Fortaleza, antes de retornar à África.