Deu na Imprensa - Conhecendo a tecnologia do Eixo da Expo

Radio China - Março / 2010

Quero apresentar a vocês o Eixo da Expo, uma das principais construções permanentes no Parque da Expo, que também é a maior construção do evento. Da entrada do Parque, o Eixo da Expo interliga por meio de corredores aéreos e canais subterrâneos construções como o Pavilhão da China, o Centro de Espetáculos, o Centro da Expo e o Pavilhão Temático. Os visitantes podem passear por todo o Parque seguindo o Eixo de mais de 1000 metros de extensão e 100 metros de largura. É uma construção semi-aberta de quatro pisos, sendo dois no subsolo. À primeira vista, os seis Vales Solares em forma de cone na parte superior do Eixo da Expo são os mais evidentes. Por que o nome Vales Solares? O vice-diretor da Administração Municipal da Expo, Huang Jianzhi, nos explicou:

"A forma dos Vales Solares parece a flor Glória da Manhã, pois a parte superior é grande e a inferior é pequena. Essa estrutura é capaz de iluminar até o segundo andar subterrâneo. Dessa forma os visitantes não vão se sentir no subsolo, mas sim na superfície da terra. É de onde vem o nome Vale Solar." Com a entrada do sol e do ar graças à estrutura especial, melhora a qualidade do ar no interior e diminui o consumo de energia de uma iluminação artificial. No entanto, os Vales Solares ainda possuem outros elementos científicos e tecnológicos avançados. Um deles é o sistema de coleta das águas das chuvas dedicado à limpeza sanitária e à irrigação de plantas. Zhao Changyi, gerente de projeto do Eixo da Expo, acredita que o sistema trabalha com a reutilização de água suja e reflete o conceito de sustentabilidade do evento.

"O sistema de coleta e reutilização de água suja é excelente. As águas das chuvas são conduzidas ao segundo andar subterrâneo por um canal especial. A reserva atinge sete mil metros cúbicos. Essas águas, depois de serem recuperadas, são usadas para a irrigação e limpeza do interior do pavilhão. Efetivamos o uso circular de água." O Eixo da Expo reajusta a temperatura interior através das águas do Rio Huangpu. As águas do Rio são extraídas e permanecem em uma reserva. Devido à temperatura da água, inferior à do ambiente interno, as águas do rio funcionam como fonte do sistema de ar condicionado e, assim, economiza energia. Essa é uma grande contribuição para a redução de emissões de dióxido de carbono. O Eixo é uma das construções permanentes da Expo Mundial. No inverno, a temperatura das águas é mais alta do que a do ambiente, portanto também resolve o problema de aquecimento.

O Eixo da Expo, mesmo parecendo simples num primeiro momento, na verdade reflete o fascínio da ciência e tecnologia e a sabedoria da humanidade em todas as áreas. Trata-se de um bom exemplo de construção ecológica. Quero destacar também a estrutura arquitetônica do Eixo da Expo. O teto branco tem uma estrutura fina que se assemelha a uma membrana. E ao caminharmos no interior do Eixo, temos a impressão de estarmos diretamente embaixo de nuvens, que impedem o calor e as chuvas de verão. Se for a Beijing e visitar o Cubo de Água à noite, vai se impressionar com as luzes multicoloridas no exterior da construção. Durante a Expo de Xangai, o mesmo show será apresentado no Eixo. Ao anoitecer, os Vales Solares vão mudar de "cara", exibindo uma grande variedade de cores. Poderemos ver numerosas estrelas e a imagem de Hai Bao, o mascote da Expo de Xangai, além de vídeos e desenhos animados.

O coordenador geral do projeto do Eixo da Expo, Dai Huohong, explica: "O exterior do Eixo se transforma em uma grande tela à noite, equipada de muitas luzes. O exterior de toda a construção de um quilômetro de extensão se apresenta como uma pintura animada gigante." O Eixo da Expo tem uma função importante que é canalizar a visitação. Prevê-se que durante a Expo, o Parque acolherá entre 400 e 500 mil visitantes por dia, portanto é necessário criar um sistema para que as pessoas possam circular pelo evento sem formar grandes agrupamentos. O Eixo da Expo assume essa missão.

Dai Huohong nos revela mais detalhes: "No Eixo da Expo são instalados canais subterrâneos, postos de segurança, entradas e saídas. Ele é ligado às linhas 7 e 8 de metrô. Durante o evento, depois de passarem pela revista de segurança e catracas, os visitantes apanham pequenos carros elétricos, e com esses carrinhos podem chegar a qualquer pavilhão."
 

Fonte: Radio China - Março / 2010