Deu na Imprensa - Expo Xangai 2010: duas cidades entre as Melhores Práticas Urbanas

Brazil Planet - Abril / 2010

Entre os 48 projetos selecionados em todos os países do mundo, encontram-se aqueles de Porto Alegre e São Paulo
Os projetos de duas cidades brasileiras foram selecionados entre os 48 do mundo para participar da área da Expo Xangai 2010 dedicada às Melhores Práticas Urbanas (UBPA): São Paulo e Porto Alegre. Com 70 milhões de visitantes previstos ao longo de seus seis meses de duração (maio a novembro de 2010), a Exposição Universal de Xangai deverá ser a maior feira das nações da história.

São Paulo, com o projeto Cidade Limpa, classificou-se em quarto lugar. Além do aspecto econômico, São Paulo irá mostrar diversas atrações que representam a cultura e o desenvolvimento da cidade, com especial destaque à renovação urbana e ao combate à poluição.

Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, mostrará, invés, um inovador projeto de desenvolvimento, intitulado “Governança Solidária Local (PGSL)”, que aposta na flexibilidade para garantir ampla participação e facilitar a formação das redes de cooperação e a efetivação das parcerias. No perfil do PGSL, a experiencia de democracia participativa de Porto Alegre, resultado das experiências históricas do movimento comunitário e do vigor da mais longa participação popular no direcionamento dos recursos públicos – o Orçamento Participativo.

Com o tema Cidades Pulsantes, o Pavilhão do Brasil na Expo Xangai 2010 apresentará a diversidade humana e cultural das cidades brasileiras, o dinamismo de suas grandes metrópoles e de sua pujante economia, com destaque para os setores de alta tecnologia e os principais avanços do País na área da sustentabilidade e de inclusão social e política.

O pavilhão abrigará também diversos eventos artísticos, culturais e turísticos, discussões temáticas, eventos empresariais e de gastronomia, além de uma grande mostra da diversidade étnica, cultural e paisagística do Brasil por meio de fotos, vídeos, músicas, shows e comidas. A narrativa temática está dividida em três eixos: desenvolvimento sustentável, diversidade/cidade global, participação popular e inclusão social.

O Brasil também promoverá seminários e debates com outros países sobre temas como energias renováveis, políticas de gestão de águas e inovação tecnológica. Para os grandes fóruns de discussões do evento, o País levará as conclusões do 5° Fórum Urbano Mundial, ocorrido em março de 2010, no Rio de Janeiro, e da 15ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre o clima (COP 15), realizada em dezembro, em Copenhague.
 

Fonte: Brazil Planet - Abril / 2010