Deu na Imprensa - Chineses de olho no comércio paulista

Diário do Comércio - 12.04.2010

Além de aprofundar as relações de negócios com o Brasil, a delegação empresarial chinesa de Foshan anunciou o interesse em investir no mercado de São Paulo e fomentar o comércio nessa região. O roteiro de intenções foi detalhado durante o Seminário Foshan – São Paulo: Promovendo Negócios e Investimentos 2010 realizado na última sexta-feira. O evento foi promovido pelo Departamento de Comércio Exterior e Cooperação Econômica de Foshan (BOFTEC) em parceria com a SP Chamber of Commerce, o braço internacional da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

De acordo com a delegação chinesa, liderada pelo vice-prefeito de Foshan, Li Zifu, a região é considerada a capital da cerâmica do país. Ela concentra 80% da fabricação de materiais em cerâmica e porcelanato, além de ser base industrial para a fabricação de painéis de LCD, de eletrodomésticos e da produção manufatureira (veja quadro).

Seminário – A missão chinesa trouxe à capital paulista cerca de 60 representantes de 46 empresas. Durante o seminário, Li Zifu, disse que os chineses reconhecem São Paulo como uma importante economia do Brasil. "Já visitamos a cidade em anos anteriores e viemos convidar os empresários para conhecer os nossos parques industriais."

Ele também destacou algumas vantagens de negócios favoráveis aos brasileiros interessados em fazer negócios na província. "Nossa produção de painéis de LCD em 2009 foi superior a 11 milhões de unidades. Temos dez parques industriais e oferecemos muitas vantagens como taxas competitivas e um ambiente de negócios com excelente infraestrutura", destacou.

O vice-presidente da ACSP e coordenador da SP Chamber, Luiz Roberto Gonçalves, reforçou os objetivos do encontro. "Os números da economia das duas metrópoles são impressionantes e mostram que ambos os mercados se complementam. Acredito que se trabalharmos em conjunto teremos bons frutos."

O secretário de Relações Internacionais do município de São Paulo e vice-presidente da ACSP, Alfredo Cotait Neto, incentivou o fortalecimento da parceria entre Brasil e China. "Admiro o rápido desenvolvimento de Foshan, e vejo que, pela proximidade com Macau, é uma boa oportunidade para chineses e brasileiros estreitarem relações. Aproveito e convido a todos que forem a Foshan para visitar o estande de São Paulo na feira Expo Mundial de Xangai 2010."

Além do seminário, houve uma rodada de negócios entre os empresários com objetivo de fomentar futuras missões conjuntas. Para mais informações, acesse o site: http://www.fsboftec.gov.cn/ .

Fonte: Diário do Comércio - 12.04.2010