Pavilhão de São Paulo recebe mais de mil visitantes

Expo Xangai abre as portas para testes finais

Xangai - A menos de uma semana da abertura oficial da Expo Xangai 2010, o pavilhão de São Paulo recebeu neste último final de semana mais de mil visitantes. Foi durante a pré-abertura ao público, organizada pelo comitê responsável pelo evento para realizar os testes finais. Com uma equipe treinada, o pavilhão, que abrirá oficialmente as portas no próximo sábado, dia 1º de maio, às 11h30, horário local, está pronto para receber pessoas do mundo inteiro nos próximo seis meses.

Chineses, franceses e brasileiros estavam entre os primeiros visitantes. “Este é um pavilhão inovador com bastante conteúdo”, disse a estudante chinesa de Comércio Exterior, Tang Yan Li, 22 anos, que foi uma das primeiras visitantes do pavilhão de São Paulo, neste sábado, dia 24. Para ela, uma das características marcantes da visita foi o fato de poder mexer os painéis e descobrir informações, imagens, curiosidades e dados sobre a maior metrópole da América do Sul. “Tem imagens e fotos muito bonitas, que nunca tinha visto”, revela.

Para o francês Cherrier Jean-Chistophe, que está na China a trabalho, o pavilhão reúne muitas informações e apresenta um lado diferente da metrópole. “Aqui é possível conhecer um pouco sobre São Paulo e como essa cidade tem se desenvolvido e se preocupado com questões como a poluição visual e a melhoria da qualidade de vida da população”, destacou. Ele lembra que, em breve, as atenções do mundo se voltarão para o Brasil, com a Copa de 2014 e São Paulo é uma das cidades que terão jogos. “Muitos turistas que vierem aqui terão interesse de visitar a cidade, quando forem ao Brasil”, afirmou.

De acordo com o chinês Chen Li, São Paulo trouxe para a Expo, um excelente exemplo de política pública que busca mais qualidade de vida para a população. “Muitos pavilhões têm dado ênfase apenas aos aspectos estéticos e tecnológicos”, explica, acrescentando que o projeto “Cidade Limpa”, apresentado como uma das melhores práticas urbanas, é um exemplo que pode ser seguido por muitas localidades do mundo, inclusive Xangai.

Todos os ingressos para o primeiro dia de visitação da Expo Xangai já foram vendidos Nesta semana, os organizadores realizam os últimos ajustes e preparativos para a cerimônia oficial de abertura restrita às autoridades, marcada para a noite da próxima sexta-feira, dia 30, e a grande abertura ao público, a partir do próximo sábado, dia 1º. A partir desta terça-feira, dia 27, várias ruas, avenidas e pontes de Xangai serão interditadas. Um forte esquema de segurança foi implantado nas entradas da Expo, que inclui revista dos visitantes e detectores de metais. A Expo Xangai acontece de 1º de maio a 31 de outubro de 2010 e deverá atrair mais de 70 milhões de visitantes.

Adriana Reis