Deu na Imprensa - SP apresenta Lei Cidade Limpa em evento na China

G1 - SP 26/04/2010

No dia 1º de maio, São Paulo abre as portas do estande que montou na Expo Xangai 2010, na China. Das 188 cidades candidatas à concessão de um espaço na exposição, 55 foram selecionadas e São Paulo, com o projeto Cidade Limpa, ficou em quarto lugar. Bandeira de governo do prefeito Gilberto Kassab, o projeto que virou lei combate a poluição visual, exterminando a publicidade em excesso nas ruas.

Nesta segunda-feira (26), a diretora de Meio Ambiente e Paisagem Urbana da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) de São Paulo, Regina Monteiro, embarca para a China para a inauguração da feira, que vai até 31 de outubro. Para ela, foi a “ousadia” que colocou a maior cidade do Brasil entre as melhores colocadas no mundo. “Foi a ousadia que teve uma cidadezinha do 3º mundo de peitar um poder econômico tão grande”, afirma Regina, sobre o Cidade Limpa.
 

Prefeitura estuda acordo para postos de gasolina cumprirem Cidade Limpa

Três anos após Cidade Limpa, SP estuda volta da publicidade a pontos de ônibus O espaço paulista fica na Área de Melhores Práticas Urbanas e foi concebido pela cenógrafa e diretora Daniela Thomas. A inspiração foi a fachada do Copan, edifício projetado por Oscar Niemeyer e um dos mais tradicionais de São Paulo. Nesta edição, o Brasil estará duplamente representado, pois Porto Alegre também terá um espaço na mesma área.

A diretora da Emurb admite que não esperava o quarto lugar. “Nossa, foi uma surpresa total. A gente concorreu com Barcelona, Dubai, cidades da Europa. Nenhum lugar do mundo vive sem mídia exterior e aqui isso ocorreu pelo excesso”, diz ela, defendendo o Cidade Limpa, que comprou briga com as empresas de publicidade.

Em algumas palavras, Regina tentou descrever o estande. “A Daniela Tomas expressou (a cidade) de forma vibrante, mostrando lugares antes e depois. Você entra em uma área cheia de publicidade e depois sai em um espaço branco (com menos poluição visual)." No fim do passeio, um convite. Segundo a diretora do Emurb, os visitantes assistem a trechos do filme “Bem-vindo a São Paulo”, de Leon Cakoff.

Fonte: G1 - 26/04/2010