Deu na Imprensa - Inauguração luminosa da Expo Xangai

Portugal Diário - 28/04/2010

Dois anos depois das Olimpíadas de Pequim, a Expo Xangai, na mais cosmopolita cidade chinesa, vai ser uma segunda consagração da ascensão global da China, disse à Lusa John Findling, historiador e especialista em exposições mundiais. "A China quer usar a Expo como uma mostra dos seus feitos e do seu potencial para o futuro. A China se tornou num grande ator econômico e os chineses consideram a Expo uma celebração desse fato", afirmou o especialista ligado à Universidade norte-americana de Indiana Southeast, que acompanhou todas as últimas Expos.

Durante as obras, Findling visitou Xangai, "provavelmente a maior cidade que já organizou uma Expo", e destacou o empenho colocado pela China no evento, que decorre entre 1º de Maio e 31 de Outubro.

Desinteresse em terras do Tio Sam - Depois de duas experiências mal sucedidas na organização de Expos nos anos 1980, o público e autoridades norte-americanas desligaram-se das exposições globais e é mesmo difícil encontrar vestígios das muitas expos já realizadas nos Estados Unidos. John Findling é o espelho deste desinteresse. Com a Expo Xangai à porta, revela que não tem meios financeiros para viajar até à cidade chinesa, e que só irá se tiver um convite.  "Provavelmente não vou. Se me convidar, vou de bom grado", ironizou.
 

Fonte: Portugal Diário - 28/04/2010