Seminário marca os 45 anos de irmanamento de São Paulo e Osaka

Irmanadas desde 69, as duas cidades aproveitam comemoração para discutir desenvolvimento e meio ambiente no próximo dia 25. Plano Diretor Estratégico fará parte da apresentação paulistana.

Na próxima segunda-feira (25), às 15:00, será realizado no auditório do 7º andar do Edifício Matarazzo o seminário “Descubra Osaka”. O evento marca o 45º aniversário de irmanamento da capital paulista com a cidade japonesa e trará as experiências inovadoras de ambas em desenvolvimento urbano e sustentabilidade.

O vice-prefeito de Osaka, Seigo Tanaka, estará em São Paulo para participar do evento e fará visita de cortesia à vice-prefeita Nádia Campeão.

O seminário, viabilizado pela Secretaria de Relações Internacionais e Federativas, será aberto ao público e contará com painéis de representantes da cidade japonesa, bem como apresentação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SMDU) do Plano Diretor Estratégico. Sancionado em 31 de julho pelo Prefeito Fernando Haddad, o plano é considerado pela ONU-Habitat um exemplo para cidades de todo o mundo.

Cooperação
Osaka e São Paulo firmaram acordo de irmandade em 27 de outubro de 1969. Desde então, têm um histórico concreto de cooperações com o objetivo de aprimorar políticas públicas dos dois lados. Em 2002, firmaram Memorando de Entendimento nas áreas de gestão de resíduos sólidos, informatização administrativa e recuperação urbanística.

“Osaka trouxe subsídios para São Paulo em temáticas como resíduos sólidos, coleta seletiva e educação ambiental, por exemplo. Este tipo de intercâmbio é  um instrumento notável para a gestão do espaço público”, disse Leonardo Barchini, secretário de Relações Internacionais e Federativas.