Visão internacional amplia perspectivas de negócios

Secretário de Relações Internacionais participa de evento na Fiabci

“São Paulo é uma cidade global que estará cada vez mais aberta ao mundo”. A afirmação é do secretário municipal de Relações Internacionais, feita nesta quarta-feira, dia 8, na sede da Federação Internacional das Profissões Imobiliárias-Brasil (Fiabci-Brasil), em São Paulo. De acordo com o secretário, a visão internacional amplia perspectivas de negócios e abre portas para injeção de recursos estrangeiros em diversos setores.

Durante a reunião dos integrantes da entidade, o secretário ressaltou que São Paulo tem dado os primeiros sinais de recuperação diante da turbulência financeira mundial dos últimos meses. Ao falar sobre a participação da cidade no MIPIM 2009, maior evento internacional do setor imobiliário, realizado em marco, em Cannes, o secretário explicou que as principais municipalidades do mundo hoje se voltam para a inserção no mercado internacional e a capital paulista não foge à regra.

“O Brasil está se destacando no cenário econômico mundial e a capital paulista precisa ganhar cada vez mais espaço no mercado global”, disse. Ele ressaltou que, com a globalização, os investidores têm olhado para os países emergentes e aplicado um volume cada vez maior de recursos em economias ascendentes, como é o caso do Brasil. A Secretaria Municipal de Relações Internacionais desenvolve um forte trabalho para projetar São Paulo como cidade global.

O diretor da Fiabci/Brasil, Basílio Jafet, lembrou que os países emergentes são o novo foco de atenção dos investidores. Brasil, Rússia, Índia, China (BRIC) são potenciais mercados. De olho no comércio bilateral com a Ásia, a Fiabci/Brasil promove no mês de maio uma missão empresarial à China e ao Japão.

Sobre investimentos em São Paulo, o presidente da Fiabci/Brasil, Ricardo Yazbek, está otimista. Ele acredita que o pior da crise já passou. “Com certeza, o Brasil está invertendo o impacto que recebeu da crise mundial. O mercado já dá sinais de reaquecimento e as vendas estão voltando. O interesse no mercado brasileiro é crescente”, comemora acrescentando que é preciso ter uma visão internacional para crescer nos dias de hoje.