Mafalda chega à capital paulista para a comemoração de seus 50 anos

Exposição “O mundo segundo Mafalda” ficará em cartaz na Praça das Artes entre os dias 17 dezembro e 28 de fevereiro.

A personagem Mafalda completa 50 anos em 2014 e, para comemorar, São Paulo recebe a criação do cartunista Quino na Praça das Artes entre os dias 17 de dezembro e 28 de fevereiro.

A exposição “O mundo segundo Mafalda” já rodou por toda a Argentina, além de países latino-americanos como Chile, Costa Rica e México. Na capital paulista está montada na íntegra com ambientes que reencenam o universo da personagem. “Realizamos uma interpretação de módulos que podem ser tocados e manipulados", explica Sabina Villagra, curadora da exposição.

O visitante poderá entrar em lugares que recriam apartamentos da classe média argentina dos 60 e entender melhor o ambiente em que Mafalda foi desenhada. Um carro original da época foi trazido e compõe um dos 13 setores que integram a exposição.

A interatividade é um dos pontos centrais da montagem, com instrutores posicionados em cada um dos módulos, além de duas oficinas destinada às crianças que queiram para desenhar e pintar com carimbos . “É uma exposição para fazer; não para ver”, diz Villagra.

A primeira-dama Ana Estela Haddad, coordenadora do programa São Paulo Carinhosa, relembrou entrevista que o artista Quino concedeu durante a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, em que São Paulo foi cidade convidada de honra em abril deste ano. Os questionamentos da inquieta personagem em relação ao mundo, tensionado pela Guerra Fria e pelas ditaduras sul-americanas, e o embate sutil entre os universos infantil e adulto são os motes. “Mafalda nasce da pergunta de por que os adultos não fazem o que ensinam?”, lembra a primeira-dama.

Espaço Público e integração sul-americana
O secretário de Cultura Juca Ferreira ressaltou que a prefeitura vem dando destaque a uma programação cultural para crianças, inspirada nas ações do Programa São Paulo Carinhosa. Pontuou também o papel integrador que iniciativas como a exposição têm para uma maior troca entre São Paulo e cidades sul-americanas, como Buenos Aires e Montevidéu. “Estão se desenvolvendo ações que associem política, cultura e espaço público. Para estas cidades isso é importante pra combater a violência e resgatar a convivência”, disse o secretário durante coletiva de imprensa de abertura da exposição.

Ferreira lembrou a acolhida calorosa que São Paulo teve neste ano durante Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, parte de um movimento considerado importante pelo secretário de Relações Internacionais e Federativas, Leonardo Barchini, que defende uma integração maior entre as duas cidades também no âmbito cultural.

“São Paulo levou sua cultura de periferia, que não é disseminada aqui pelos grandes meios, e os saraus causaram um impacto muito grande lá”, disse Barchini sobre a programação do stand da capital paulista na feira, que lotou o stand da projetado pela Prefeitura de São Paulo em apresentações de grupos de saraus da periferia e mesas compostas por escritores paulistanos renomados.

 

 

Aberura da exposição "O mundo Segundo Mafalda"

Serviço: Praça das Artes. Av. São João, 281, 4º andar. Próximo das estações Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3241-1332. Visitação: de 17/12 a 28/2/2015 (exceto nos dias 24, 25 e 31/12 e de 1º a 6/1/2015, quando estará fechada). De 2ª a dom., das 9h às 20h. Entrada gratuita.