ONU anuncia realização da Habitat III em Quito, no Equador

A maior Conferência sobre cidades do mundo será em outubro de 2016 e deve definir uma agenda global para o desenvolvimento urbano sustentável

 A Assembleia Geral das Nações Unidas anunciou na última sexta-feira (19/12) que a Habitat III – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Habitacional e Urbano Sustentável será realizada em Quito, no Equador, ao longo da semana de 17 de outubro de 2016.

A Conferência define uma agenda global urbana a cada 20 anos e debate temas como enfrentamento à desigualdade social, desenvolvimento sustentável e outros desafios das cidades no mundo.

Nas palavras de Joan Clos, secretário-geral da Habitat III, "a Conferência é uma oportunidade única para se repensar a agenda urbana, em que os governos podem, por meio da promoção de um novo modelo de desenvolvimento urbano, promover a equidade, o bem-estar e a prosperidade partilhada.”

Em setembro de 2014, a ONU realizou a primeira sessão da Comissão Preparatória (PrepCom) para a Habitat III em Nova York. A segunda será em Naiorobi, no Quênia, entre 14 e 16 de abril de 2015; e a terceira sessão será na Indonésia, em julho de 2016.

São Paulo na Habitat III
A Prefeitura de São Paulo tem acompanhado e participado ativamente das discussões que antecedem a realização da Conferência, em 2016. A cidade integrou a delegação brasileira na primeira sessão da PrepCom em Nova York e defende maior integração de governos locais nas decisões sobre desenvolvimento urbano.

Leia mais

São Paulo participa de Força Tarefa Global para Habitat III

Governos locais pedem mais participação na Habitat III

Prefeitos discutem papel dos governos locais na agenda pós-2015