São Paulo pode sediar Convenção Mundial do Rotary Internacional

Evento atrai renda e empregos para a cidade

São Paulo é candidata a sediar a Convenção Mundial do Rotary Internacional em 2015. Representantes da comissão que analisa as candidaturas foram recebidos nesta quinta-feira, dia 2, pelo Prefeito de São Paulo. A capital paulista concorre com duas outras cidades: Phoenix e Houston, nos Estados Unidos.

O secretário municipal de Relações Internacionais agradeceu a visita da comissão e falou da disposição de São Paulo para sediar o evento. “A cidade tem uma infra-estrutura invejável capaz de receber grandes eventos e pode oferecer todo o apoio necessário aos visitantes”, afirmou. O presidente da Comissão Executiva da Convenção, José Alfredo Pretoni, falou que o apoio da maior autoridade da cidade tem um peso importante na decisão dos membros da comissão. “Já conseguimos apoio de alguns setores e vemos agora a firme determinação do poder público municipal de atrair eventos e investimentos para São Paulo”.

O Prefeito fez questão de ressaltar que a capital paulista tem tudo para ganhar a disputa. “Estamos nos preparando para a Copa do Mundo de 2014. Teremos infra-estrutura e poderemos dar apoio juntamente com a SPTuris”, afirmou. O presidente da São Paulo Turismo explicou que o Anhembi passa por reformas e o espaço está à disposição para a realização da convenção. “O Prefeito sabe da importância deste evento para a cidade e está investindo na reforma do Anhembi e em projetos que melhorem a mobilidade urbana. A comissão deve apostar em São Paulo”, concluiu.

O Gerente da Divisão de Encontros Internacionais, L.J. Williams, disse que os membros da comissão estão comprometidos com o sucesso do encontro, que reunirá milhares de rotarianos do mundo todo. Ele informou que dará seqüência à análise de vários pontos da cidade. “Não temos problemas, temos soluções aqui”, disse ele otimista. Williams agradeceu o apoio oferecido pelo prefeito para a realização da convenção.

O Rotary foi criado há mais de 100 anos em Chicago, com o objetivo inicial de promover o “Auxílio Mútuo” por meio do “Ideal de Servir”. A proposta é buscar a paz mundial, por intermédio da promoção e apoio ao desenvolvimento local, cooperação e paz entre as nações. A primeira convenção foi realizada em 1910, na qual foi criada a Associação Nacional de Rotary Clubs, que passou a se chamar Rotary Internacional com a fundação do Rotary Club em Winnipeg, Canadá. O Rotary Internacional foi a primeira organização mundial de clubes prestadores de serviços.

Existem aproximadamente 33 mil Rotary Clubs em mais de 200 países. Até hoje, a instituição teve três presidentes brasileiros: Armando de Arruda Pereira (1940-41), Ernesto Imbassahy de Mello (1975-76) e Paulo Viriato Correa da Costa (1990-1991). Atualmente, a entidade possui mais de 1,2 milhão de sócios, que realizam serviços voluntários, promovem ações em prol do desenvolvimento profissional, educação e intercâmbios. A Convenção Mundial é o principal evento do Rotary. O objetivo é analisar o impacto global da instituição, fortalecer o compromisso com a prestação de serviços e planejar as ações para os próximos anos.  Em dezembro de 1922, foi fundado o primeiro Rotary Club do Brasil.

Também participaram do encontro a Gerente de Eventos da Divisão de Encontros Internacionais do Rotary Internacional, Konda Starrett; ; ex-diretor do Rotary International e ex-Chairman de Barcelona, Julius Sorjus; o diretor do Rotary Internacional, Themistocles Pinho; e os membros da Comissão Executiva, José Luis Fonseca; e José Antonio Antiorio.