Milão é escolhida sede da Exposição Universal 2015

A exposição dura 6 meses e é uma grande oportunidade para a cidade afitriã de gerar novos negócios, investimentos e empregos.

Nesta segunda-feira, dia 30, a cidade italiana de Milão foi escolhida como sede oficial da Exposição Universal 2015. A informação foi divulgada pelo Escritório Internacional de Exposições, com sede em Paris, França.

O lema da campanha vencedora realizada pela capital econômica da Itália é "Alimentar o planeta, energia para a vida", que recebeu, entre outros apoios o do ex-vice-presidente americano e prêmio Nobel da Paz, Al Gore.

Milão obteve 86 votos e Esmirna, na Turquia, 65 de um total de 151 países participantes da assembléia geral do Escritório Internacional de Exposições.

O presidente turco Abdulá Gul e o chefe de governo italiano, Silvio Berlusconi, defenderam as candidaturas pessoalmente nesta segunda-feira, na capital francesa. O anúncio da vitória foi recebido com alegria pela delegação italiana, integrada também pela prefeita de Milão, Letizia Moratti, e o ministro das Relações Exteriores, Massimo D'Alema.

A Exposição Universal é considerada um dos eventos mais importantes, capaz de gerar grandes oportunidades de negócios, investimentos para a cidade anfitriã, como a criação de empregos, além de atrair milhões de visitantes durante os seis meses de duração.

Ao apoiar a candidatura de Milão, Gore afirmou que a metrópole, de nove milhões de habitantes, é uma das "cidades mais ecológicas da Europa e do mundo". Até o último momento, as duas cidades travaram uma campanha intensa. Para a cidade de Esmirna, que contava com o apoio do ex-chanceler alemão Gerhard Schroeder, ficou decepcionada. O tema da campanha foi "Saúde para todos e novos caminhos para um mundo melhor".

A primeira Exposição Universal foi organizada em Londres em 1851. A cidade chinesa de Xangai será a sede em 2010, dez anos depois de Hannover, na Alemanha.


(Texto: Informações de agências internacionais)