FCCR se reúne em Brasília, onde Paraguai assumirá a presidência pro tempore

.

O Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do MERCOSUL (FCCR) se reunirá nos dias 15 e 16 de julho em Brasília, Brasil, em que participarão governadores, intendentes, prefeitos e presidentes de associações municipais, entre outras autoridades destacadas. Nesta reunião, o Brasil passará a presidência pro tempore para o Paraguai.

A abertura da reunião contará com uma mesa de destaque composta por representantes dos distintos países que integram o MERCOSUL , e o alto representante geral do MERCOSUL, Florisvaldo Fier.
No início das atividades, o relatório do Sub Grupo de Trabalho 14 ( SGT ) " integração produtiva / progressos em termos de Clusters de ligação " será apresentado .

Em seguida, os resultados dos Colóquios Sul- americanos sobre Cidades Metropolitanas- Msur, realizados em Santiago do Chile e São Paulo serão apresentados, a fim de avançar para uma posição de consenso regional, antes da Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Sustentável, Habitat III, que será realizada em Quito, em outubro de 2016. O tema seguinte da reunião será "Participação dos governos locais na Agenda pós-2015 e Habitat III”, que vai discutir a construção de uma posição comum entre os países do bloco.
Ao final, será realizada uma apresentação de propostas para a integração fronteiriça, e por último os participantes poderão expor suas considerações sobre o dia.

O segundo dia de reunião, 16 de julho, contará com as palavras de abertura do vice- presidente do Brasil, Michel Temer. Além disso, durante o dia, serão destaques a apresentação do informe de atividades realizadas pelo Brasil durante sua presidência pro- tempore; a assinatura de um acordo interinstitucional entre o FCCR e o MERCOSUL Cultural; e a elaboração de uma declaração de FCCR para ser apresentada durante a Cúpula de Presidentes do bloco.