Encontro discutirá posição dos governos locais do Mercosul na Habitat III

FCCR reunirá governadores, prefeitos e intendentes nos dias 15 e 16 de julho, em Brasília. Na ocasião, São Paulo e CEPAL apresentam os primeiros documentos da MSUR

O Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR) se reunirá nos dias 15 e 16 de julho, em Brasília, com a participação de governadores, intendentes, prefeitos e presidentes de associações municipais. O Brasil passará a presidência pro tempore do Mercosul, com duração de seis meses, para o Paraguai.

A abertura da reunião contará com uma mesa composta por representantes dos países que integram o bloco e pelo alto representante geral, Dr. Rosinha. No encerramento, no dia 16, haverá uma fala do vice-presidente do Brasil, Michel Temer.

Os documentos-base dos dois primeiros Colóquios Sul-americanos sobre Cidades Metropolitanas – MSUR, realizados em Santiago (Chile) e São Paulo entre abril e junho, serão apresentados durante o encontro e deverão contribuir para o debate sobre o papel dos governos locais da região na construção da Agenda Pós-2015 e na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Habitat III), marcada para outubro de 2016, em Quito (Equador).

A programação ainda inclui a apresentação do informe de atividades realizadas pelo Brasil durante a gestão pro tempore; a assinatura de um acordo interinstitucional entre o FCCR e o Mercosul Cultural, e a elaboração de uma declaração de FCCR para ser apresentada durante a Cúpula de Presidentes do bloco.

Sobre o FCCR

O FCCR foi criado na Cúpula de Ouro Preto em 2004, com o intuito de fomentar uma participação mais direta entre os estados e municípios dos países que integram o bloco.
Mais sobre MSUR http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/relacoes_internacionais/noticias/?p=194342