13º Festival do Japão movimenta São Paulo

Evento foi aberto oficialmente pela prefeito em exercício

A 13ª edição do Festival do Japão foi aberta oficialmente pela prefeita em exercício de São Paulo. Ela esteve nesta manhã no Centro de Exposições Imigrantes, onde acompanhou o início das festividades do maior evento nipo-brasileiro, cujo tema neste ano é a Arte das Províncias. "O Festival do Japão tem como objetivo fortalecer e atestar os laços de amizade que unem brasileiros e japoneses. A cidade de São Paulo é composta por pessoas de todas as etnias, raças e credos e conta com a maior comunidade de descendentes de japoneses fora do Japão", ressaltou a prefeita em exercício.

Ela afirmou que a presença de festividades como esta na cidade de São Paulo gera rendas ao município. "Nos sentimos muito felizes por receber esse importante evento na cidade. Queremos que permaneça aqui por muito tempo. O Festival traz um número muito grande de visitantes, inclusive vindos de outras localidades. Para este ano, estamos esperando 150 mil pessoas". A prefeita em exercício foi recebida no Festival pelo presidente da Federação das Associações de Províncias Japonesas no Brasil (Kenren), Akeo Uehara Yogui, e pelo presidente da Comissão Organizadora do evento, Augusto Sakamoto. 

Para Uehara Yogui, o Festival do Japão se consolida a cada ano como um evento que exalta o congraçamento entre a cidade de São Paulo e a cultura japonesa. "Ao longo de 13 anos de história, tornou-se uma festa grandiosa. Graças, principalmente, a pessoas movidas por muito sentimento pelo Japão". O Festival do Japão foi realizado pela primeira vez em 1998, em comemoração aos 90 anos da imigração japonesa no Brasil pelo Kenren, uma entidade que reúne as 47 associações de províncias japonesas sediadas no Brasil. Desde 2005, ele acontece no Centro de Exposições Imigrantes. O evento busca divulgar e preservar a cultura e as tradições japonesas, além de auxiliar entidades e projetos assistenciais, sem fins lucrativos. É considerado um dos maiores eventos da cultura japonesa no mundo, e o maior da América Latina.

Arte nas Províncias

O tema da edição de 2010 do festival é a  Arte nas Províncias. Ele se concentra na ampla riqueza cultural do Japão e revela um panorama sobre a cultura artística das províncias japonesas. O Festival trouxe ainda exposições, cursos, workshops e apresentações de danças e ritmos nipônicos, além de comidas típicas de cada uma das províncias.

Fonte: Secom