Balé da Cidade de São Paulo estreia duas novas coreografias

Grupo acaba de voltar de turnê internacional

Depois de apresentar sete coreografias diferentes em países como Alemanha, França e Holanda, além de excursionar por seis cidades suíças a convite do festival STEPS, o Balé da Cidade de São Paulo, corpo artístico vinculado ao Teatro Municipal, apresenta duas coreografias inéditas no Centro Cultural São Paulo (CCSP). No início de junho, o grupo também fez apresentações especiais na China, em comemoração ao Dia de São Paulo na Expo Xangai 2010

O primeiro trabalho dessa nova safra de criações é Crônicas do tempo. Com direção geral de Lara Pinheiro, a apresentação reúne 19 bailarinos e tem trilha sonora especialmente composta e executada, ao vivo, pelo Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. O figurino é assinado pelo estilista João Pimenta que, depois de cinco anos na Casa de Criadores, desfilou sua coleção masculina de verão 2011 na São Paulo Fashion Week.

Inaugurando o projeto Laboratório de criação, a montagem conta com a participação do compositor Ed Cortes e dos bailarinos da companhia Jaruam Miguez, Raymundo Costa e Liliane de Grammont e do diretor assistente Luiz Fernando Bongiovanni. Segundo Lara Pinheiro, diretora do BCSP, a colaboração dos bailarinos serve “para a criação de uma linguagem própria e para a formação de uma identidade do grupo”.

O argumento da coreografia é a passagem e a potência do tempo na vida das pessoas. “Esse tema foi um ponto em comum entre todos na hora de montar o espetáculo”, explica a diretora. As apresentações ocorrem entre dias 5 e 8 de agosto, no Espaço Cênico Ademar Guerra.

Com coreografia de Lara, o outro trabalho é dirigido ao público infantil e se chama Terra Papagallis!. Nele, o BCSP trabalha junto com a companhia teatral Pia Fraus, que tem como principal característica manipular bonecos de diversos tamanhos. O enredo, criado pelo diretor do grupo, Beto Andretta, trata de uma menina que naufraga em uma terra desconhecida, passando a interagir com um mundo novo, habitado por animais e índios em meio à floresta. “Com esse espetáculo, esperamos incutir o respeito, o carinho e a consciência da necessidade de preservação e valorização da natureza que o Brasil tem a sorte e a responsabilidade de possuir”, afirma Andretta. As encenações acontecem entre dias 18 e 29 de agosto, na Sala Jardel Filho.

Serviço:

BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO
Espetáculo: Terra Papagallis!. Coord. geral e roteiro: Beto Andretta. Dir. cênica: Adriana Telg e Wanderlei Pyras. Coreografia: Lara Pinheiro. Equipe de confecção de bonecos: Dino Soto, Jucie Batista, Tiago Paiva e outros. Com Adilson Junior, Alex Soares, Andressa Barbosa e outros. 60 min. Livre.

Coreografia em que o BCSP trabalha em parceria com a companhia de teatro Pia Fraus. História sobre uma menina que naufraga em uma terra desconhecida, e passa a interagir com um mundo novo, com seus animais, florestas e índios.
| Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho. Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso. Tel.: 3397-4002. Para escolas e grupos: dias 18, 19 e 20, 10h30 (agendar pelo e-mail: curadoriadanca@prefeitura.sp.gov.br). Para o público em geral: dias 21 e 28, 11h e 16h. Dias 22 e 29, 16h. Dias 25, 26 e 27, 15h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO

Espetáculo: Crônicas do tempo. Dir. geral: Lara Pinheiro. Participação especial dos bailarinos: Jaruam Miguez, Raymundo Costa e Liliane de Grammont e do coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni. Música originalmente composta: Ed Cortes. Execução ao vivo: Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. 40 min. +12 anos.

Inauguração do Laboratório de criação, projeto que tem como proposta desenvolver trabalhos artísticos com uma linguagem própria do BCSP. A coreografia fala sobre a passagem e a potência do tempo na vida das pessoas.
| Centro Cultural São Paulo – Espaço Cênico Ademar Guerra. Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso. Tel.: 3397-4002 De 5 a 8. 5ª a sáb., 21h. Dom., 20h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes) 
 
Fonte: Secretaria Municipal de Cultura