Bem-sucedida campanha de Milão serve de espelho para a cidade de São Paulo receber a Expo 2020

Palestra na Prefeitura apresenta como a cidade italiana saiu vitoriosa na eleição para ser sediar evento em 2015

Para receber uma Exposição Mundial (Expo), nada melhor do que seguir os ensinamentos obtidos por uma bem-sucedida campanha. A candidatura da cidade de São Paulo para o evento de 2020 procura se espelhar no exemplo de Milão, eleita sede da Expo 2015. Para conhecer melhor como foi construído o êxito italiano, o auditório da Prefeitura recebeu nesta quinta-feira, dia 5, a palestra 'Exposição Universal e o Exemplo da Expo Milão 2015'.

O prefeito e parte do secretariado municipal acompanharam a exposição do italiano Paolo Glisenti, responsável pela vitoriosa candidatura de Milão. O chefe do Executivo Municipal deu as boas-vindas aos representantes milaneses e ressaltou a importância da troca de informações para fortalecer a candidatura paulistana à Expo 2020.

“Aqui viemos conhecer o que levou Milão a sediar a Expo em 2015. Ontem (quarta-feira) tivemos uma reunião interna com o Paolo, que registrou a importância que tem a Expo Mundial para uma cidade. Mas ele reiterou que precisamos definir o mais rápido possível o tema e o local para o evento”, observou.

Sobre essas definições, ele foi enfático. “Em relação ao tema, a Secretaria Municipal de Relações Internacionais está discutindo com as diversas cidades de outros países que apóiam a nossa candidatura. Já o local será na região de Pirituba. Consideramos o local a ‘esquina de ouro’ da cidade de São Paulo, pois tem ao seu lado o Rodoanel e a Rodovia dos Bandeirantes. Um local com toda a infra-estrutura adequada e com uma área total de 5 milhões de metros quadrados”.

O secretário municipal de Relações Internacionais destacou a iniciativa do prefeito em defender o evento na Capital. “A candidatura de São Paulo à Expo 2020 é um legado que o prefeito deixará para esta cidade. Esse não é um projeto de uma gestão, de um prefeito: é um projeto da cidade", afirmou. “Queremos que esse projeto chegue à sociedade civil”, ressaltou.

A palestra contou com as presenças dos secretários municipais de Governo, Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Verde e do Meio Ambiente e de Planejamento, além de representantes da Associação Brasileira de Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib), parceira da Prefeitura para a candidatura à sede da Expo 2020, Invest São Paulo, Brasil Investimentos e Negócios (BRAIN), Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Fiabci, entre outras instituições..

A eleição para 2020

O Bureau Internacional das Exposições (BIE), sediado em Paris, é responsável pela escolham da cidade-sede da Expo. As próximas candidaturas devem ser apresentadas a partir de 2011. Quando a primeira cidade apresentar o dossiê, as demais tem apenas seis meses para dar entrada no processo. As demais cidades que pretendem se candidatar são a 2020: São Francisco e Nova York (Estados Unidos); Dubai (Emirados Árabes); Cairo (Egito), Bangkok (Tailândia) e Ismir (Turquia), que perdeu para Milão na última escolha.