Candidatura de São Paulo à Expo 2020 recebe novos apoios

Representantes dos setores público e privado assistem palestra sobre "Exposição Universal e o exemplo da Expo Milão 2015"

A candidatura da cidade de São Paulo à Exposição Universal de 2020 ganhou novos apoios nesta quinta-feira, dia 5. Representantes dos setores público e privado anunciaram o apoio ao projeto durante a palestra sobre a "Exposição Universal e o exemplo da Expo Milão 2015", ministrada na sede da Prefeitura paulistana por Paolo Glisenti, responsável pela vitoriosa candidatura de Milão à Expo 2015. Ele explicou resumidamente as etapas realizadas e os desafios enfrentados pela cidade italiana. 

“A conquista do direto de sediar um evento desta grandeza é um trabalho que precisará do apoio de todos”, afirmou o prefeito de São Paulo, ao abrir a palestra. Ele acrescentou que esta é uma jornada que precisa da participação dos mais variados setores da sociedade. Ele reafirmou que o local para a Expo deverá ser Pirituba, na zona norte, onde será construído o futuro centro de convenções, feiras e eventos.

O secretário municipal de Relações Internacionais, responsável pela coordenação geral da candidatura, disse que este é um projeto que traduz a visão de futuro do prefeito. “Trazer para São Paulo a Expo 2020 é uma visão de estadista. Este é um evento que pode alavancar o desenvolvimento da cidade e do país. A iniciativa é da Prefeitura, mas é importante frisar que o projeto é da cidade e de toda a sociedade”, ressaltou.

A próxima etapa será definir o tema. Segundo o secretário, os trabalhos já estão em andamento. “A Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) iniciou as discussões para a definição do tema central, que é um passo importante para todo o processo”, informou. 

O vice-presidente da Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Otávio Marques Azevedo, disse que a entidade tem se prontificado a incentivar a realização de grandes eventos como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos e não poderia ser diferente com a Expo.

“As exposições universais são ricas não apenas pelo tempo de duração, que é de seis meses, mas pela profundidade das intervenções que desencadeia nas cidades que as sediam. A nossa instituição reafirma aqui o apoio à candidatura de São Paulo”, reafirmou. Recentemente, a ABDIB e a Prefeitura firmaram um termo de cooperação técnica para realizar estudos de viabilidade que subsidiem a candidatura. 

Entidades como Federação Internacional das Profissões Imobiliárias (Fiabci), Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Sindicato do Setor Imobiliário (Secovi-SP), São Paulo Convention Bureau, Sebrae-SP disseram que apóiam a candidatura paulistana. O sucesso da candidatura envolve o trabalho conjunto das três esferas de governo. No nível estadual, São Paulo já conta com apoio. “O Governo do Estado apoia institucional e incondicionalmente a candidatura da cidade à Expo 2020”, afirmou o secretário-adjunto de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, João Carlos Maranha. 

Para o presidente da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade - Investe São Paulo, Mário Mugnani Junior, uma expo é um fator de atração de atração de negócios e investimentos. “Trazer a Expo 2020 é um desafio que conta com o apoio da Investe São Paulo”, destacou. A Brasil Investimentos e Negócios (BRAIN) também está disposta a unir esforços para o sucesso deste projeto. “Este é um desafio multisetorial que tem tudo para ter êxito”, declarou o presidente da instituição, Paulo Oliveira.

Para Paolo Glisenti a apresentação de hoje é um bom exemplo de como é possível desencadear um projeto bem-sucedido em São Paulo. No encerramento, o secretário de Relações Internacionais lembrou que está dada a largada para esta longa jornada. “São Paulo e o Brasil tem a ganhar. Vamos trabalhar juntos”, concluiu. As candidaturas para a Expo 2020 devem ser apresentadas a partir de 2011. Quando a primeira cidade apresentar o dossiê, as demais terão seis meses para dar entrada no processo junto ao Bureau Internacional das Exposições (BIE), com sede em Paris

Expo Xangai 2010

A cidade de São Paulo está participando da Exposição Universal de Xangai, que acontece de 1º de maio a 31 de outubro deste ano na China. Esta é a primeira vez que cidades participam de uma Expo. Informações e fotos estão disponíveis no site: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/relacoes_internacionais