Grécia no apoio à “Cúpula de Prefeitos da Rede C40 – 2011”

Experiência grega com projetos sustentáveis para Olimpíadas pode ajudar São Paulo

“A Grécia pode contribuir muito com sua experiência em projetos ambientais desenvolvidos para grandes eventos, como as Olimpíadas de 2004”. A afirmação é do secretário municipal de Relações Internacionais, que recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 11, o cônsul da Grécia em São Paulo, Eustathios Paizis Paradelis. A audiência faz parte da série de encontros com representantes dos consulados para a “Cúpula de Prefeitos da Rede C40”, que acontecerá em São Paulo de 31 de maio a 02 de junho de 2011.
 
“Será um bom momento para firmar acordos e fortalecer a cooperação entre as duas prefeituras”, afirmou o diplomata grego acrescentando que é uma honra participar e apoiar este evento.  O secretário destacou a importância do prefeito de Atenas, Nikitas Kaklamanis, estar presente à Cúpula em 2011. “Será uma oportunidade para apresentar os avanços nas áreas de meio ambiente e sustentabilidade”, destacou.

Criada em 2005, pelo então prefeito de Londres, Ken Livingstone, a rede C40 reúne os prefeitos das maiores cidades do mundo para o combate às mudanças climáticas. A proposta é unir esforços para ampliar a cooperação internacional entre as metrópoles para reduzir as emissões de gases do efeito estufa. O grupo também busca promover ações entre governos nacionais e instituições privadas para combater o aquecimento global.

O secretário explicou que, além do encontro entre os prefeitos, serão realizadas reuniões técnicas com especialistas e pesquisadores sobre os temas relacionados às estratégias de mitigação das alterações climáticas. “É muito importante que os prefeitos participem e mostrem o que está sendo feito para que o mundo não sofra consequências ainda maiores resultado das mudanças no clima”, destacou.

O diplomata ressaltou que será uma oportunidade para que os responsáveis pelas decisões nas maiores aglomerações urbanas possam trocar experiências. “Entre as áreas que São Paulo e Atenas poderão firmar parcerias estão saneamento, gestão de resíduos e energias renováveis”, ressaltou Paradelis. Ele lembrou que, neste ano, haverá eleições na Grécia mas que, independentemente do resultado, a Prefeitura de Atenas terá interesse de participar de uma conferência tão relevante. Nesta semana, o secretário, já recebeu o cônsul geral do Japão em São Paulo.