Ministra britânica dos Jogos Olímpicos de Londres visita São Paulo

Tessa Jowell se reúne com o prefeito de São Paulo

"As olimpíadas são um desafio que impulsionam a velocidade das transformações de uma cidade". A afirmação é da ministra britânica para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, Tessa Jowell, que se reuniu na tarde desta quarta-feira, dia 24, com o prefeito de São Paulo. Segundo ela, o compromisso de realizar os jogos olímpicos se transforma numa oportunidade de revitalizar áreas, ampliar e modernizar a infra-estrutura, com prazos que precisam ser cumpridos.

"Londres está passando por uma das maiores fases de modernização dos últimos anos, em virtude dos jogos", explicou. De acordo com a ministra, a pressão tem sido grande, mas as oportunidades são ainda maiores. Para Jowell, o Brasil também passará por esse processo de revitalização ao se preparar para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Os Jogos Olímpicos de Londres já geraram contratos de aproximadamente seis bilhões de libras esterlinas.

Na reunião, foram discutidas possibilidades de cooperação entre São Paulo e Londres, principalmente nas áreas de infra-estrutura, tecnologia de informação, desenvolvimento urbano, logística e engenharia. Um estudo de viabilidade deverá ser elaborado para definir os principais pontos e setores estratégicos para futuras cooperações e parcerias entre as duas cidades. "Espero que essa reunião de hoje seja o primeiro passo para futuras e prósperas cooperações entre Londres e São Paulo", disse o prefeito da capital paulista.

"São Paulo é uma cidade global. Queremos trazer a Expo para São Paulo. Assim como a China teve as Olimpíadas em 2008 e agora a Expo em 2010, queremos que, depois dos jogos olímpicos em 2016, no Rio de Janeiro, a capital paulista sedie a exposição universal em 2020", disse o secretário municipal de Relações Internacionais.

Ao final da reunião, o prefeito transmitiu à ministra um convite ao prefeito de Londres, Boris Johnson, para participar da próxima conferência do C40 (grupo das 40 maiores cidades do mundo para o combate às mudanças climáticas), que será realizada no primeiro semestre de 2011, em São Paulo. O C40 foi instituído em Londres em 2005, pelo então prefeito da capital inglesa, Ken Livingstone. Depois de São Paulo, Tessa Jowell ainda visita o Rio de Janeiro e Brasília.