Reino Unido na "Cúpula de Prefeitos da Rede C40 - 2011"

Cônsul britânico em São Paulo é recebido pelo secretário de Relações Internacionais

O novo cônsul geral do Reino Unido em São Paulo, John Doddrell, foi recebido nesta quarta-feira, dia 11, pelo secretário municipal de Relações Internacionais, Alfredo Cotait. No encontro, que faz parte da série de audiências com representantes dos consulados para a “Cúpula de Prefeitos da Rede C40”, que acontecerá em São Paulo de 31 de maio a 02 de junho de 2011, Cotait reforçou a importância da presença do prefeito de Londres, Boris Johnson, no evento. "C40 nasceu em Londres e a capital inglesa é uma das cidades mais atuantes desta rede", afirmou. O C40 foi criado em 2005 por Ken Livingstone, então prefeito de Londres, Ken Livingstone, reunindo empresários e lideranças das maiores metrópoles do mundo com o fim de discutir o papel das municipalidades no combate às mudanças climáticas.

Doddrell, que acumula o cargo de diretor do UK Trade & Investment (UKTI) no Brasil disse que o Consulado Britânico já é parceiro da prefeitura em muitas ações que continuará dando todo o apoio necessário ao êxito do evento em São Paulo. De acordo com Doddrell, São Paulo e Londres, assim como as demais grandes metrópoles, têm desafios comuns, como gestão de resíduos, busca de biocombustíveis e de alternativas energéticas renováveis diante do constante aumento mundial do consumo de energia. Com experiência no poder público e na iniciativa privada, o cônsul lembrou que foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento e implantação de uma nova política para o desenvolvimento de energias renováveis, quando foi diretor de políticas de energia sustentável no Ministério de Comércio e Indústria.

O secretário Cotait lembrou que Londres tem diversas iniciativas de vanguarda nas áreas de meio ambiente e sustentabilidade. "O prefeito Boris Johnson tem um papel fundamental na rede C40 e no evento", afirmou acrescentando que na ocasião, ele poderá falar também sobre a série de ações e projetos implantados para que as Olimpíadas de 2012 sejam os jogos olímpicos mais sustentáveis da história. O coordenador do evento, Carlos Kendi, explicou resumidamente o formato do evento. "A Cúpula de Prefeitos terá, além das plenárias e encontros bilaterais com as autoridades municipais, várias reuniões paralelas com especialistas e pesquisadores sobre os temas relacionados às ações de combate ao aquecimento global, além de visitas técnicas".

Ao final da audiência, o cônsul reafirmou a intenção de fortalecer as relações entre São paulo e o Reino Unido. "É hora de ampliar a cooperação, fazer novas parcerias e incentivar a troca de experiências entre as cidades do C40", disse Doddrell acrescentando que o encontro dos prefeitos será uma proveitosa ocasião. Nesta semana, o secretário municipal de Relações Internacionais, Alfredo Cotait, já se reuniu com os cônsules do Japão e Grécia. As reuniões também buscam estreitar os laços entre Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) e o Corpo Consular, sediado em São Paulo. As próximas audiências serão com os representantes consulares da Tailândia, Colômbia, Venezuela, França e Indonésia.

C40
A rede C40 reúne os prefeitos das maiores cidades do mundo para o combate às mudanças climáticas. O objetivo é incentivar a cooperação internacional entre as grandes cidades para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, além de promover ações entre governos nacionais e instituições privadas para combater o aquecimento global. As cidades têm um papel central na luta contra o aquecimento global. Elas consomem mais de dois terços da energia mundial e são responsáveis por mais de 70 por cento da emissão global de gases do efeito estufa. Criada em Londres, em 2005, pelo então prefeito Ken Livingstone, a C40 se transformou num eficaz fórum de discussão e troca de informações para o trabalho conjunto das cidades.

História da Rede C40
Em outubro de 2005, representantes de 18 metrópoles mundiais se reuniram em Londres, Inglaterra, para discutir a união de forças em prol do combate ao aquecimento global. Com a necessidade de ampliar as ações e a cooperação para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, os representantes se comprometeram a trabalhar juntos. As cidades participantes se dispuseram a firmar acordos, criar políticas e implementar projetos que incentivem a busca de novas tecnologias e energias alternativas para ajudar a combater as mudanças climáticas. Desde então, a cada dois anos, o grupo de prefeitos se reúne para apresentar os avanços e discutir o futuro das ações contra o aquecimento global. A segunda cúpula foi realizada no mês de maio de 2007, em Nova York; a terceira foi em maio de 2009, em Seul; e em 2011, será a vez de São Paulo sediar o evento. O prefeito Gilberto Kassab participou das últimas três edições. O Comitê Diretor da C40 é formado por São Paulo, Nova Delhi, Berlim, Johanesburgo, Londres, Los Angeles, Nova York, Toronto e Tóquio. Além das 40 cidades-membros, a rede C40 possui ainda outras 19 cidades afiliadas.

Fundação Clinton

Em 2006, a rede C40 e a Iniciativa Climática Clinton (“Clinton Climate Initiative - CCI”) firmaram uma parceria que reforçou ainda mais o papel das cidades na luta contra as mudanças climáticas. Liderada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, a CCI trabalha para diminuir as principais causas do efeito estufa. Pelo acordo, as cidades contam com apoio para implantar ações e projetos que resultem na redução das emissões de gases poluentes e no aumento da eficiência energética. Esta parceria busca facilitar o acesso a investimentos e o apoio a projetos em países em desenvolvimento.

Cúpula de Prefeitos da Rede C40 - São Paulo - Brasil - 2011
São Paulo sediará de 31 de maio a 02 de junho de 2011 a “Cúpula de Prefeitos da Rede C40”. A rede C40 reúne os prefeitos das maiores cidades do mundo para o combate às mudanças climáticas. São esperados mais de 500 participantes do mundo todo entre representantes de governos municipais, estaduais e federais, de instituições ambientais, além de lideranças políticas e empresariais brasileiras e estrangeiras. Estão previstas as presenças do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, do ex-presidente da Rússia, Mikhail Gorbachev. Além das palestras, serão realizados paralelamente ao evento diversos debates e reuniões bilaterais e multilaterais. Também serão programadas visitas técnicas e discussões temáticas.