Prefeitura de São Paulo recebe visita de representantes do Banco Mundial e discute possibilidades de cooperação internacional

Representantes da área de urbanismo do Banco Mundial de Washington e Brasília visitam São Paulo e conhecem projetos de urbanização e habitação

Nos dias 1 e 2 de abril, a Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo recebeu o Sr. Horacio Terraza, Especialista Líder em Urbanismo do Banco Mundial em Washington, e a Sra. Emanuela Monteiro, Especialista em Urbanismo do Banco Mundial em Brasília, para conhecer os projetos prioritários do município nos temas de urbanização, habitação e requalificação do centro.
No dia 1, a delegação se reuniu com os Secretários de Relações Internacionais, Luiz Alvaro; de Governo, Mauro Ricardo; de Habitação, Aloísio Pinheiro; de Desenvolvimento Urbano, Fernando Chucre; e com o Presidente da SP Urbanismo, José Armênio, além das equipes técnicas das secretarias. Durante a reunião, foram apresentados o Programa de Metas de São Paulo, o Projeto de Intervenção Urbana da Região Central (PIU Central), que inclui a transformação do Elevado Pres. João Goulart em um parque urbano, e o Programa de urbanização de favelas, Renova SP. Neste dia, os representantes também fizeram uma visita técnica ao Elevado Pres. João Goulart para conhecer de perto detalhes do projeto de transformação.
No segundo dia da visita, os representantes, junto a técnicos da equipe de Relações Internacionais, visitaram a Parceria Público-Privada “Casa Paulista Julio Prestes”, complexo no bairro da Luz, que inclui a construção de moradias sociais. No período da tarde, a delegação visitou o projeto de urbanização da Viela da Paz, apresentado pela equipe de arquitetos e assistentes sociais responsáveis, e conversaram com moradores. Eles também visitaram, acompanhados por técnicos da Companhia de Habitação de São Paulo, projetos de Locação Social da Prefeitura como o Palacete dos Artistas, na Avenida São João, 613, e o conjunto Asdrúbal do Nascimento II, reservado para a população de rua, na Rua Asdrúbal do Nascimento, 268. No final da tarde, a delegação teve a oportunidade de conhecer a Praça das Artes, importante equipamento cultural que contribuiu para a requalificação da região central de São Paulo.
Nos próximos dias, serão feitas reuniões internas para discutir os resultados da visita e os próximos passos da parceria.