Prefeitura de São Paulo apresenta políticas públicas de inclusão e desenvolvimento social em eventos internacionais

A Secretária Municipal de Direitos Humanos participou de dois painéis sobre o tema em Buenos Aires e Santiago do Chile

A Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Maria Giannella, apresentou as ações da Prefeitura de São Paulo em dois eventos internacionais de extrema relevância: o “Diálogo Regional Sobre Infância Migrante”, organizado pelo Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do MERCOSUL (IPPDH) em Buenos Aires (Argentina), e o seminário internacional "Inclusão e coesão social no contexto da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: chaves para o desenvolvimento social inclusivo na América Latina” em Santiago do Chile.

Em Buenos Aires, a Secretária participou do evento como palestrante no painel sobre “Políticas de inclusão para infância migrante nos governos locais do MERCOSUL”, que contou com a presença do Prefeito de Assunção, Mario Aníbal Ferreiro Sanabria, do Diretor de Pluralismo e Interculturalidade da Secretaria de Direitos Humanos da Argentina, Julio Croci, e a mediação da Diretora de Comunicação e Cultura do IPPDH, Corina Leguizamon, enriquecendo o debate.

Na ocasião, foram apresentadas a Política Municipal para a População Imigrante (PMPI), o Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI), os Centros para Crianças e Adolescentes (CCA) e demais Centros de Acolhida, além do incentivo à educação e saúde por meio do trabalho com outras Secretarias Municipais e outras políticas transversais da PMSP.

Com a finalidade de reforçar o compromisso das cidades na proteção aos direitos das crianças imigrantes na região, “Diálogo Regional Sobre Infância Migrante” foi composto por painéis de discussão que abordaram o diagnóstico dessa realidade e qual o papel das cidades do MERCOSUL na inclusão dessas crianças.

Já em Santiago do Chile, a Secretária compôs a mesa de discussão “Migração, Inclusão e Coesão Social”. A apresentação abrangeu as iniciativas: Programa Portas Abertas: português para imigrantes, Conselho Municipal de Imigrantes (CMI), curso Somos Tod@s Migrantes e a própria Política Municipal para a População Imigrante (PMPI). O encontro ocorreu entre representantes da área acadêmica, organizações internacionais e do setor público, no qual foram destacados programas e iniciativas locais no contexto das metas da Agenda 2030.

De acordo com a Secretária, apresentar as ações realizadas na cidade durante os eventos foi essencial para ampliar o conhecimento internacional sobre o que é realizado no município e estimular futuras parcerias internacionais em direitos humanos. “Foram espaços importantes para a exposição das políticas públicas da cidade de São Paulo e boas práticas direcionadas à população imigrante como um todo. São Paulo é um município que se preocupa em cuidar adequadamente dos direitos humanos e tem portas abertas para os imigrantes”, disse a Secretária.