Organização dos Estados Ibero-Americanos investe 500 mil dólares na economia criativa da cidade

Recursos serão aplicados diretamente em programas e atividades realizados nas áreas de Educação, Ciência e Cultura

O Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, assinou nesta quinta-feira (4) um memorando de entendimento com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) para as áreas de Educação, Ciência e Cultura. A iniciativa garantirá o investimento de 500 mil dólares com o objetivo de estabelecer um marco da cooperação entre as instituições, facilitando e fortalecendo a colaboração no município.

“A parceria é muito importante para que possamos trabalhar a cultura não apenas na sua estrutura, mas também a geração de emprego e renda”, disse o Prefeito.

Este Memorando de Entendimento não envolve transferência de recursos. O investimento será aplicado diretamente nas ações que serão alinhadas sempre em conjunto com representantes da Prefeitura e da Organização dos Estados Ibero-Americanos. A contratação dos serviços e funcionários será feita pela própria OEI. No entanto, caso haja interesse, posteriormente poderão ser especificados Termos Aditivos para a realização de atividades de cooperação específicas.

“É uma iniciativa que permite o desenvolvimento de novos negócios, como promover a economia criativa e ampliar o acesso da população em maior vulnerabilidade. O que nós queremos é levar as crianças para conhecer equipamentos que estejam no centro da cidade, mas também levar o aparelho cultural para dentro das comunidades”, disse o diretor-geral do escritório da Organização dos Estados Ibero-Americanos em Brasília, Raphael Callou.

Os investimentos serão feitos ao longo de 18 meses nas seguintes áreas:

  • Formação em economia criativa para jovens em vulnerabilidade social;
  • Promoção de novos negócios em economia criativa;
  • Promoção do acesso à cultura para jovens em vulnerabilidade social, assim como descentralização de atividades culturais.


Também participaram do ato o Secretário-Geral da Organização dos Estados Ibero-Americanos, Mariano Jabonero, o assessor de Comunicação da OEI, Hércules Barros, os secretários Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes (Relações Internacionais), Aline Cardoso (Desenvolvimento Econômico e do Trabalho), Berenice Gianella (Assistência e Desenvolvimento Social), Alexandre Youssef (Cultura), Bruno Caetano (Educação) e o Chefe de Gabinete de Inovação e Tecnologia, Fernando Batistuzzo.

Texto por Secretaria Especial de Comunicação (SECOM).