Banco Mundial convida Prefeitura de São Paulo para apresentar projetos da cidade em Washington

Os Secretários Fernando Chucre e Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes representaram o Prefeito Bruno Covas durante as reuniões

De 27 a 28 de junho, a Prefeitura de São Paulo participou de uma série de reuniões em Washington para apresentar as ações e projetos do Prefeito Bruno Covas para a cidade. Durante os encontros, o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), Fernando Chucre, abordaram diversos temas, como geração de renda, resgate à cidadania de indivíduos em situação precária, moradias acessíveis, promoção internacional de São Paulo e o Projeto de Intervenção Urbana Central (PIU).

A agenda dos secretários teve início na quinta (27) com uma reunião com representantes do Banco Mundial, que convidaram a Prefeitura para apresentar o Projeto de Intervenção Urbana (PIU), que tem como objetivo a construção de um programa público de revitalização da região central de São Paulo. O planejamento inclui a redução da vulnerabilidade social, por meio de uma política voltada exclusivamente aos moradores de rua e qualificação de moradia, preservação dos imóveis de interesse histórico, melhoria da mobilidade urbana, fortalecimento dos polos econômicos, entre outros.

“O programa trabalha prioritariamente com a questão da moradia. Entretanto, a força do projeto está no fato de que sua implementação vai atingir outras áreas de interesse da população e desenvolvimento da cidade, como geração de renda, revitalização do centro, mobilidade urbana e resgate da cidadania”, explica o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando Chucre.

O encontro contou com a presença de Anna Wellenstein, Diretora Regional de Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial; Ming Zhang, Assistente de Programa para América Latina; Horacio Terraza, Especialista Líder em Urbanismo; e Sameh Wahba, Diretor para Práticas Urbanas Globais.

Os secretários também participaram de uma reunião no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para falar sobre sustentabilidade, projetos de infraestrutura e políticas públicas. Recentemente, o Prefeito Bruno Covas assinou um acordo de financiamento na área de saúde pública municipal da cidade com o BID no valor de 100 milhões de dólares.

No mesmo dia, os secretários realizaram uma reunião com o o Diretor de Mobilidade Urbana da WRI Ross Center for Sustainable Cities, Sérgio Avelleda. O encontro tinha como objetivo estreitar relações para uma parceria entre a WRI e a Prefeitura de São Paulo na área de sustentabilidade, tema prioritário da gestão Bruno Covas. O instituto desenvolve pesquisas e propostas de projetos em diversas áreas de atuação visando o desenvolvimento ambiental e a promoção da sustentabilidade.

Na sexta (28), a agenda dos secretários incluiu uma reunião na Embaixada do Brasil em Washington com a Chefe de Gabinete Senhora Conselheira Helena Maria Gasparian, o Ministro Conselheiro Fernando Pimentel e Conselheiro-Chefe para assuntos do Congresso, Glauco Veloso; e uma reunião com a Gerente da Plataforma Global de Cidades Sustentáveis, Xueman Wang, para falar sobre o 3º Encontro da Plataforma Global de Cidades Sustentáveis. O evento acontece de 16 a 20 de setembro em São Paulo e tem como objetivo compartilhar conhecimentos e parcerias para alcançar a sustentabilidade urbana.

“As reuniões foram essenciais para apresentar o que está sendo realizado na cidade de São Paulo e estreitar o relacionamento para a realização de parcerias e investimentos no futuro. Os encontros demonstraram o espaço positivo que São Paulo tem conquistado internacionalmente e contribuíram para aumentar a visibilidade da cidade no exterior”, afirma o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.

Reunião no Banco Mundial com senhores Ming Zhang, Assistente de Programa para América Latina; Sameh Wahba, Diretor para Práticas Urbanas Globais