Prefeitura de São Paulo participa da 76ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos

Encontro ocorreu na cidade de Salvador, Bahia

A Coordenadora de Assuntos Internacionais Bilaterais, Elizabeth Carmelita Moura Affonso, representou a Prefeitura de São Paulo nos seminários “Implementação dos ODS nas Cidades: Boas Práticas e Mecanismos de Financiamento” e “Internacionalização de Municípios durante a 76ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos. O evento ocorreu de 9 a 10 de outubro em Salvador (Bahia).

“O alinhamento dos posicionamentos internacionais, favorecem a projeção da voz das cidades no plano internacional e ajuda a defender o interesse no direcionamento dos recursos nacionais e internacionais para os desafios de mobilidade, gestão de serviços, tecnologias, meio ambiente, direitos humanos, entre outros”, afirma a Coordenadora Elizabeth Affonso.

Os seminários tiveram como objetivo apresentar experiências dos municípios na localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em instrumentos de planejamento e monitoramento da implementação da Agenda 2030 e debater sobre os principais desafios de implementação, as oportunidades e os mecanismos de financiamento para as cidades no âmbito nacional e internacional.

O evento também contou com uma sessão aberta que teve a presença de alunos dos cursos de Relações Internacionais de universidades da Bahia, no qual foram apresentadas as estruturas das equipes de relações internacionais das cidades, suas principais atividades, seus projetos e seus desafios.


Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Relações Internacionais (FONARI).

A Coordenadora também participou da Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Relações Internacionais (FONARI), no qual foi composta a nova estrutura do FONARI para o biênio 2020-2021 (outubro de 2019 a outubro de 2021). O fórum será composto por Salvador (Presidência), São Paulo (Vice-Presidência/Sudeste), São Luiz do Maranhão (Vice-Presidência/Nordeste), Distrito Federal (Vice-Presidência/ Centro Oeste) e Porto Alegre (Vice-Presidência/Sul). O representante da região norte do país ainda será definido.

Após a apresentação da nova estrutura, os componentes da mesa criaram um planejamento de tarefas iniciais da gestão. “A troca de experiências entre municípios brasileiros é muito importante, pois diversas cidades possuem os mesmos desafios urbanos. A participação ativa no FONARI será muito importante para aproximar as agendas internacionais das cidades brasileiras”, finalizou Elizabeth.

Representantes de várias cidades se reúnem em uma mesa.

Participantes do evento, sentados em mesas, formam uma roda. No meio estão algumas telas de televisão exibindo conteúdo da reunião.