Prefeitura de São Paulo promove programa “O Mundo nos CEUs” com exposição estrangeira gratuita e aberta ao público

Projeto tem como objetivo ampliar a cultura e o conhecimento das nacionalidades presentes na cidade de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo lança a primeira edição do programa “O Mundo nos CEUS” nesta quarta (23), às 19h30, no CEU Jaguaré. O projeto tem como objetivo oferecer uma exposição artística em espaços dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) para promover a cultura e o conhecimento dos países que possuem representação consular na cidade de São Paulo e aproximar tais representações dos munícipes.

“Mais de 70 comunidades estrangeiras vivem na cidade de São Paulo atualmente e é de extrema relevância expandirmos o conhecimento e apresentarmos a cultura de outros países em grandes espaços de educação como os CEUs. Acredito que aproximar os estudantes de outras culturas vai contribuir não só para o futuro da cidade, como também para o futuro do país”, afirma o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes

Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação, Secretaria de Relações Internacionais, Coordenação de Cultura dos CEUs e o Consulado-Geral do Equador em São Paulo, a primeira edição conta com uma exposição com réplicas dos quadros mais famosos do renomado artista equatoriano Oswaldo Guayasamín, oferecidos pela própria representação consular. As obras são em homenagem ao centenário de nascimento do Mestre Guayasamín e ficarão expostas pelo período de dois meses, na Biblioteca do CEU Jaguaré.

O trabalho de Guayasamín faz parte da herança de vários museus importantes do mundo e de grandes colecionadores particulares. Suas esculturas e monumentos foram exibidos em cidades como Quito e Guayaquil (Equador), murais em edifícios como o Aeroporto de Barajas (Madri), na sede da UNESCO (Paris), na sede do Parlamento da América Latina (São Paulo), entre outros.

"Essa parceria com da Secretaria Municipal de Relações Internacionais com a Secretaria Municipal de Educação é muito relevante para as comunidades dos CEUs, pois leva a cultura mundial para as periferias da cidade, permitindo a pessoas que muitas vezes não têm condições de conhecer o próprio país, ou sequer o município vizinho, a visitar outros cantos do mundo", diz Raphaella Burti, Coordenadora Geral dos Centros Educacionais Unificados.

A próxima edição do projeto acontece em 5 de novembro, às 15h, no CEU Caminho do Mar e homenageia a Hungria. As representações consulares que desejarem contribuir com as exposições típicas de suas nacionalidades em espaços dos CEUs da cidade devem enviar um e-mail para smri@prefeitura.sp.gov.br