São Paulo participa da conferência internacional C40 World Mayors Summit 2019 em Copenhagen

A cidade foi finalista do prêmio C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards por projetos sustentáveis

São Paulo foi uma das cidades finalistas da premiação internacional “C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards 2019 na categoria “Sustainable Waste Management” (Gestão Sustentável de Resíduos) da premiação internacional “C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards 2019”. A cerimônia foi realizada em 10 de outubro durante a “C40 World Mayors Summit”, realizada na cidade de Copenhagen (Dinamarca). O evento contou com a presença do Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, e a Coordenadora da área de multilaterais, Marina Andrade.

"Uma das prioridades da gestão Bruno Covas é desenvolver projetos e ações sustentáveis que beneficiem o meio ambiente e as futuras gerações. Ficar entre os finalistas só reforça o posicionamento da cidade como pioneira de iniciativas sustentáveis que geram benefícios globais", afirmou o Secretário, que representou o Prefeito durante a cerimônia.

A edição 2019 do Cities100 reconhece os 100 projetos mais ousados das principais cidades do mundo, trabalhando para promover a sustentabilidade e construir um futuro mais verde. A publicação destaca soluções replicáveis e escalonáveis, trabalhando para reduzir as emissões e abordar os problemas que as cidades enfrentam como resultado das mudanças climáticas globais.

A cidade foi reconhecida pelos projetos “Pátios de Compostagem” e “Feiras e Jardins Sustentáveis”, que são realizados na capital com o objetivo de oferecer um tratamento ambientalmente adequado para podas de árvores e resíduos orgânicos de feiras livres.

As iniciativas permitem a transformação de resíduos de frutas, legumes e verduras (FLV) em composto orgânico, que é utilizado como insumo em jardins e praças públicas, gerando ganhos econômicos e ambientais significativos. Outra finalidade do material é a sua distribuição de forma gratuita aos feirantes, munícipes, visitantes dos pátios de compostagem, escolas, equipamentos de saúde, eventos da Prefeitura, cursos, palestras, congressos, seminários sobre o tema (como o Plantio Global e o Projeto Estufa Escola) e utilizado na revitalização de pontos viciados.

Por gerar adubo e evitar o despejo de todo o material que é coletado, o processo de compostagem diminui o custo de operação de jardinagem de praças e jardins, o deslocamento de caminhões e as emissões de dióxido de carbono.

A utilização de pátios de compostagem além de diminuir a quantidade de resíduos destinados aos aterros sanitários, propicia a diminuição das emissões de dióxido de carbono no meio ambiente. A atuação dos pátios permite hoje a cobertura de 833 feiras espalhadas pela capital, além do Mercado Kinjoo (R. Barão de Duprat, 400) e seus arredores. Juntas, as estruturas têm a capacidade da retirada anual de aproximadamente 2,8 mil toneladas de resíduos orgânicos dos aterros sanitários, transformando-os em cerca de 420 toneladas/ano de composto de qualidade.

Os projetos são parte de uma iniciativa da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) em parceria com as subprefeituras e as empresas de varrição Corpus (Pátios Ermelino Matarazzo e São Matheus), Sustentare (Pátios da Sé e Mooca) e Ecoss Ambiental (Pátio da Lapa).

 

C40 World Mayors Summit
A cúpula de Prefeitos da C40 reuniu gestores de cidades do mundo todo. Durante o evento, os participantes puderam acompanhar plenárias que abordaram diversos temas relacionados ao desenvolvimento urbano sustentável. Entre elas, “A estrada menos percorrida: ruas mais verdes e saudáveis para todos”, na qual o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, apresentou as políticas públicas que estão sendo adotadas na cidade de São Paulo referentes ao setor de transporte.

“Uma das principais missões da gestão do Prefeito Bruno Covas é tornar São Paulo uma cidade cada vez mais sustentável cumprindo com o compromisso que temos com a preservação do meio ambiente e com as futuras gerações. Assim, podemos destacar dois projetos de grande relevância: a participação da cidade no projeto ZEBRA e o trabalho realizado dentro do âmbito da atual licitação de ônibus, que prevê veículos que contribuam com a redução das emissões de CO2 em 50% nos próximos 10 anos.

A mesa contou com a presença de Ahmed Aboutaleb, prefeito de Roterdã (Holanda), Clarisse Linke, Diretora de País (Brasil) do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), Helle Lis Søholt, Sócia Fundadora e CEO do Instituto Gehl e Steve Adler, prefeito de Austin.

Agenda internacional
Além de representar o Prefeito Bruno Covas durante o evento, o Secretário de Relações Internacionais cumpriu agenda internacional, na qual realizou reuniões com autoridades que tiveram como objetivo atrair investimentos para a cidade de São Paulo e promover as potencialidades do município no exterior.

Em 8 de outubro, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes se reuniu com Nicolai Prytz, Embaixador da Dinamarca no Brasil, para falar sobre intercâmbio técnico nas áreas de mobilidade urbana e coleta de lixo, uma vez que a Dinamarca possui um sistema de coleta e tratamento de lixo para a geração de energia.

No mesmo dia, o Secretário participou de um encontro com Caroline Gjerulff, Film Comissioner e Produtora da Film Greater Copenhagen e da Copenhagen Film Fund. Durante a reunião, Caroline abordou os desafios e sucessos do setor em Copenhagen e o Secretário apresentou o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e a SPCine.

Já no dia 9, o Secretário se aproximou das ações do projeto Zebra (Acelerador de Implantação Rápida de Ônibus Zero Emissões) e oportunidades de participação da cidade no programa. São Paulo é membro deste projeto conduzido pela C40 e o Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT) junto com Medellín (Colômbia), Cidade do México (México) e Santiago (Chile). A reunião teve a presença de representantes da C40, ICCT, P4G e das cidades mencionadas. Durante o encontro, também foi discutido os avanços e desafios no setor de transportes.

A missão internacional finalizou com uma visita à BIOFOS Lynetten, maior estação de tratamento de águas da Dinamarca, onde foi possível entender como ocorre a recuperação de energia da digestão e incineração de lodo. Além de uma pista de esqui no local, a planta de incineração de lodo da instituição é a mais eficiente em termos de energia do mundo. A visita também incluiu uma introdução sobre como a rede de aquecimento urbano se beneficia do excesso de aquecimento da incineração de lodo e como a usina fornece biogás para a rede de gás da capital da cidade, correspondendo a 30% do consumo total de gás doméstico para cozinhar.

 

Secretário Luiz Alvaro e Coordenadora Marina Andrade, ambos sentados em cadeiras e de pernas cruzadas. Ao fundo, um painel azul com o texto "C40 World Mayors Summit" em branco.

Participantes do evento posam para a foto em cima de palco.