Prefeitura de São Paulo participa de Cúpula do World Cities Culture Forum

Evento ocorreu em Lisboa

A Prefeitura de São Paulo marcou presença durante o World Cities Culture Forum, por meio da participação do Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, Secretário Municipal de Cultura, Alexandre Youssef e do Assessor do Gabinete, Leo Madeira. O evento aconteceu entre os dias 22 e 25 de outubro, em Lisboa (Portugal).

O encontro tinha como objetivo a troca de experiências, compartilhamento de ideias e conhecimentos sobre o papel da cultura como um princípio organizador da cidadania sustentável no futuro. Durante três dias, autoridades de 38 cidades do mundo discutiram o papel da cultura na construção de cidades abertas e tolerantes, como a cultura pode apoiar a inclusão nas cidades e os desafios. As sessões também focaram em inovações na infraestrutura das cidades e bibliotecas.

O Secretário Alexandre Youssef participou de dois painéis durante o evento com os temas “A Cultura é o Problema ou a Solução?”, e “Inovações de Bairro – Sucessos e Equívocos”. Durante sua participação, Youssef apresentou detalhes do projeto “Verão Sem Censura”, que consiste na exibição de peças, filmes e expressões culturais censuradas pelo Governo Federal Brasileiro. “São Paulo é hoje o maior polo cultural do Brasil, lugar de resistência e de coisas boas, bonitas e fortes. Somos uma capital da cultura. Como resultado concreto de nossa participação internacional, pretendemos levar o nosso Verão sem Censura também para cidades como Londres, Paris, Lisboa, Amsterdam e Barcelona”, afirma o Secretário Alexandre Youssef.

Durante o evento, os convidados também tiveram a oportunidade de circular pelos espaços públicos e visitar alguns equipamentos culturais de Lisboa. “O encontro foi rico na troca de experiências e tivemos bastante reconhecimento pelo projeto Verão sem Censura, que vai ocorrer em janeiro. Reforçamos a ideia que o Prefeito Bruno Covas tem defendido, de que São Paulo é um terreno seguro para manifestações culturais e economia ativa, e que aqui defendemos a liberdade de expressão”, diz o Secretário Luiz Alvaro.

O evento foi organizado pela cidade de Lisboa e pelo World Cities Culture Forum, organização composta por 40 cidades do mundo que reconhecem o impacto e a importância da cultura e da criatividade e estão comprometidas com o centro das políticas públicas e planejamento de suas cidades.

Secretário Alê Youssef participa de painel durante o evento.

Secretário Luiz Alvaro, Secretário Ale Youssef e Leo Madeira posam para foto em ponto turístico de Lisboa.