Prefeitura de São Paulo recebe o Cônsul-Geral da Grécia em São Paulo

Reunião contou com a participação do Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes e assessores da Prefeitura.

O Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, recebeu o Cônsul-Geral da Grécia em São Paulo, Stylianos Hourmouziadis, na última sexta (29). A reunião contou com a participação dos assessores internacionais bilaterias Lucas Bispo e Francisco Pereira.
Durante o encontro, foram discutidos as possibilidades de cooperação cultural, turística e comercial entre São Paulo e as cidades gregas, com especial atenção para a capital, Atenas, assim como projetos entre a Prefeitura e a representação consular grega na cidade.

Atualmente, a comunidade grega em São Paulo possui aproximadamente 25 mil cidadãos, sendo a maior comunidade grega no país e sede da Federação das Comunidades Gregas. A relação Brasil-Grécia registrarelevante componente populacional. Estima-se que cerca de 4 mil nacionais brasileiros residam na Grécia. Os fluxos de turistas brasileiros à Grécia também são significativos, com destaque para as ilhas Cíclades (Mar Egeu), que recebem aproximadamente 60 mil turistas brasileiros por ano.
A Grécia é cliente de material aeronáutico produzido no Brasil, tendo sido o primeiro país a adquirir um avião da EMBRAER para o transporte de autoridades, bem como o primeiro a operar o Legacy na Europa.

Em 2018, foram realizados US$ 172,21 milhões de exportações brasileiras e US$ 172,69 milhões de importações de produtos gregos. Os principais produtos exportados são café, soja e minérios de alumínio.

 

O Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro, e o Cônsul-Geral da Grécia em São Paulo juntos na sala de reuniões.