São Paulo assina Declaração de Veneza referente ao desenvolvimento sustentável

Idealizado pela IFFD, o projeto aborda a importância das políticas de apoio à família para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU)

 O Prefeito Bruno Covas assinou a Declaração de Veneza incluindo a cidade no projeto internacional “Inclusive Cities for Sustainable Families”. Idealizado pela International Federation For Family Development (IFFD) – instituição que faz parte do Conselho Econômico e Social da ONU (ECO-SOC) -, o projeto aborda a importância das políticas de apoio à família para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento prevê dez compromissos para as cidades assumirem nesta temática, como inclusão social, mobilidade urbana, educação inclusiva, sustentabilidade, entre outras.

Considerando o estabelecimento da Agenda 2030, especialmente do “Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11” e a Nova Agenda Urbana, que pretendem tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, o projeto global nasce da compreensão da importância das famílias como agentes produtivos, engajados e capazes contribuir para o alcance do desenvolvimento sustentável.

“A entrada de São Paulo no projeto “Inclusive Cities for Sustainable Families”, por meio da assinatura da Declaração de Veneza, é um compromisso que assumimos com as futuras gerações. Sendo São Paulo uma cidade com características globais, nossa participação no projeto vai fortalecer o debate referente às políticas de apoio à família no âmbito nacional e internacional”, afirma Covas.

Atualmente, 13 cidades fazem parte do projeto global sendo duas brasileiras: São Paulo e Curitiba. Além de assumirem os dez compromissos da Declaração de Veneza, as cidades-membro devem apresentar anualmente um relatório incluindo os resultados das ações realizadas para o alcance dos compromissos firmados.

“A participação da cidade não só reflete as ações realizadas pela gestão Bruno Covas, como também gera uma troca de experiências entre São Paulo e as demais cidades que fazem parte do projeto ampliando o posicionamento de São Paulo no cenário internacional”, completa o Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, que representou o Prefeito durante a cerimônia oficial de assinatura.

O encontrou ocorreu nesta segunda (2) e também contou com a participação de Ignácio Socías, Diretor de Comunicação e Relações Internacionais do IFFD; de Rodolfo Canônico, Diretor Executivo do Family Talks; Marina Andrade, Coordenadora da área de multilaterais internacionais e Bruna Manna, assessora da área de multilaterais internacionais.

Na foto: Bruna Manna, assessora da área de multilaterais internacionais; Marina Andrade, Coordenadora da área de multilaterais internacionais; Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes; Ignácio Socías, Diretor de Comunicação e Relações Internacionais do IFFD e Rodolfo Canônico, Diretor Executivo do Family Talks.