São Paulo se torna membro do Conselho da Rede Mercocidades na Cúpula de Prefeitos 2019

Cidade foi representada pelo Coordenador da Área de Relações Internacionais, Rodrigo Massi, durante a Assembleia Geral da Mercocidades

 Durante a Assembleia Geral da “XXIV Cúpula de Mercocidades - Água e Cidades Sustentáveis”, São Paulo se tornou cidade-membro do Conselho Internacional da Rede Mercocidades. O evento ocorreu de 27 a 29 de novembro e teve a participação do Coordenador da Área de Relações Internacionais, Rodrigo Massi, que representou a cidade durante o evento.

Atualmente presidida pela cidade de Assunção, Mercocidade é porta voz das cidades da América Latina na rede Cidades e Governos Locais Unidos – CGLU, e tem como objetivo promover a integração regional entre governos locais e criar um espaço institucional para que se desenvolvam intercâmbios de experiências e cooperação sul-sul.

“Mercocidades possui atores reconhecidos e de grande articulação dentro do cenário atual das redes internacionais de cidades. A participação de São Paulo é muito importante, porque promove a cooperação entre as cidades dos países-membros e associados do Mercosul que possuem desafios semelhantes e gera um intercâmbio de boas práticas que podem ser inspirações para a realidade de nossa cidade”, explica Rodrigo Massi.

Atualmente, a rede internacional conta com 341 cidades-membro, proveniente dos países de Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolívia, Equador, Colômbia e Peru.

São Paulo e Mercocidades
A cidade de São Paulo faz parte da rede Mercocidades desde 1998 e teve participação ativa na rede em diversos momentos.

Em 2013, São Paulo se propôs a subcoordenar três Unidades Temáticas (UT) da rede: UT de Planejamento Estratégico, UT de Cultura e o Grupo de Pessoas com Deficiência e Inclusão. Além desses cargos, ocupou também posição de presidente durante o período de novembro de 2015 a novembro de 2016. Em seu mandato, São Paulo deu andamento à reforma do estatuto da organização e liderou diversas discussões para aprofundar a cooperação entre Mercocidades e outras grandes redes.

Atualmente, São Paulo continua participando dos espaços de troca de conhecimento conduzidos pelas Unidades Temáticas e campanhas da rede. Em 2018, a cidade participou do Encontro de Comunicadores de Mercocidades, onde foi discutido a temática de migração e direitos humanos e elaborada a proposta para a campanha “La Diversidad que Hay en Ti” lançada posteriormente na XXIII Cúpula de Mercocidades, em La Paz.
São Paulo também marcou presença nesta cúpula compartilhando as políticas públicas da cidade em Governo Aberto e Participação Cidadã no fórum “Intercâmbio de boas práticas em participação cidadã, transparência e controle social”.

Neste ano de 2019, São Paulo participou ainda da “Oficina de Capacitação em ODS da Rede Mercocidades” e da Reunião Conjunta das Unidades Temáticas (UTs) de Gestão e Participação & de Desenvolvimento Social, que ocorreu dentro do “Seminário Internacional 30 anos do Orçamento Participativo” em Porto Alegre.

 Homens reunidos durante a Assembleia Geral da 24ª Cúpula de Mercocidades