Prefeitura de São Paulo participa do Workshop São Paulo Study Tour – Innovation and Smart Mobility em Londres

Além de participar de reuniões, a delegação realizou visitas técnicas em diversos espaços para entender o funcionamento do sistema de mobilidade urbana e transporte em Londres.

 Com o objetivo de trocar experiências e ampliar conhecimentos na área de Mobilidade e Transporte, a Prefeitura de São Paulo participou do Workshop São Paulo Study Tour – Innovation and Smart Mobility, que ocorreu de 17 a 22 de novembro em Londres. Organizado pelo Banco Mundial e a empresa Transport for London, o workshop contou com diversos representantes da área de Mobilidade e Transportes da cidade de São Paulo.

A delegação da Prefeitura foi composta pela equipe do Secretário Municipal de Mobilidade e Transportes, Edson Caram; Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes; Coordenadora Internacional de Missões e Projetos Internacionais, Nayara Costa; Secretário-Adjunto da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, Antonio Denardi; Presidente da Companhia de Engenharia e Tráfego (CET), Jair de Souza Dias e profissionais da São Paulo Transporte (SPTrans).

“A gestão Bruno Covas trabalha por diversas questões referentes a readequação da frota urbana da cidade de São Paulo contribuindo com a sustentabilidade e energia limpa, além da aplicação de bilhetagem eletrônica nos ônibus. Participar dessa missão foi importante para adquirir conhecimentos na área de Mobilidade e Transporte e ampliar os projetos da cidade que irão contribuir com a população” afirma o Secretário Edson Caram.

Além de participar de reuniões, a delegação realizou visitas técnicas em diversos espaços para entender o funcionamento do sistema de mobilidade urbana e transporte em Londres. “A Secretaria de Relações Internacionais de São Paulo tem como objetivo a promoção da cidade no exterior, a captação de investimentos e captação para melhores práticas. Essa missão atendeu a todos esses pilares e intensificou ainda mais o nosso relacionamento com o Reino Unido”, explica Luiz Alvaro.

O Sr. Mike Keegan, Consultor-Gerente Transport for London, apresentou as políticas e regulamentações do transporte de Londres e os planos e estratégias da cidade para a área. Entre eles, o de bilhetagem eletrônica, o funcionamento do metrô e a integração desses transportes dentro de um centro de controle integrado.

“Aprendemos sobre a otimização dos semáforos, bem como das tecnologias que estão sendo pensadas para serem implementadas, como a iniciativa de ser colocado um sensor de calor ao lado de onde os pedestres estão aguardando para atravessar a rua para que se tenha um tempo do semáforo maior ou menor, de acordo com a quantidade de pessoas que aguardam para atravessar na faixa”, destaca o o Secretário-Adjunto, Antonio Denardi.

Durante a missão, o Secretário de Relações Internacionais cumpriu agenda bilateral. Em 19 de novembro, Luiz Alvaro se reuniu com o Embaixador do Brasil em Londres, Claudio Frederico de Matos Arruda, e abordou as oportunidades de investimento e oportunidades de promoção da cidade no exterior. O encontro também teve a participação o Secretário-Adjunto, Antonio Denardi.

“Missões como essa são de extrema relevância para as políticas públicas de São Paulo, pois possibilitam o intercâmbio de conhecimento entre diversos profissionais gerando projetos inovadores para a cidade, networking e ações que contribuem para destacar a posição de São Paulo no cenário internacional”, afirma Nayara Costa.

Em 22 de novembro, o Secretário realizou uma reunião com o Diretor Executivo da C40, Mark Watts. Durante o encontro, ambos discutiram sobre os projetos realizados pela rede de cidades e a Prefeitura de São Paulo, como o projeto Zero Emission Bus-Rapid Accelerator Development (ZEBRA) e o Plano de Ação Climática. Os participantes também deram início às conversas para engajar a iniciativa privada no setor de mobilidade elétrica de São Paulo.