Sargento canadense participa de reunião sobre violência contra à mulher com o Comando Geral da Guarda Civil Metropolitana em São Paulo

Encontro aconteceu com o apoio do Consulado-Geral do Canadá e teve a presença do assessor bilateral internacional da Prefeitura, Lucas Bispo.

Em passagem por São Paulo para participar do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), a sargento canadense, Stephanie Ashton, se reuniu com a Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM), Inspetora Superintendente Elza Paulina de Souza. O encontro aconteceu na última quarta (11) na sede da GCM e teve como objetivo trocar experiências no combate à violência contra a mulher e a execução da Lei Maria da Penha, por meio do programa “Guardiã Maria da Penha”.

Criado em 2014, o programa prevê proteção às mulheres vítimas de violência doméstica com medidas garantidas pela Lei Maria da Penha por meio da atuação da Guarda Civil Metropolitana e da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. O projeto tem como objetivo combater a violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial contra as mulheres, monitorar o cumprimento das normas penais que garantem sua proteção e a responsabilização do agressor, além de proporcionar acolhida humanizada e orientação às vítimas quanto aos serviços municipais disponíveis.

Com 23 anos de serviço pela Royal Canadian Mounted Police - RCMP (Polícia Real Montada do Canadá), dos quais 18 anos são na área de violência de gênero, a sargento Ashton é membro do Comitê Nacional de Revisão de Agressão Sexual da RCMP. Atualmente, a profissional trabalha na criação de um treinamento intersetorial voltado para a prática de atendimento de trauma após agressões de gênero.

Em seu papel como coordenadora provincial do British Columbia, a sargento Ashton fornece análise de políticas de apoio, orientação e treinamento à polícia, além de atuar como um contato com parceiros governamentais e comunitários para buscar melhores resultados para as populações vulneráveis.

Durante a reunião, os participantes também discutiram a possibilidade de trocar experiências por meio do intercâmbio de agentes e da prospecção de prêmios internacionais para o programa Guardiã Maria da Penha participar. O encontro também contou com a presença do Assessor Bilateral da Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura, Lucas Bispo.

Participantes da reunião posando para a foto