São Paulo participa da campanha “La diversidade que hay en ti” da rede internacional Mercocidades pela migração inclusiva

São Paulo assinou declaração e assumiu compromisso “Mercocidades, por uma migração inclusiva que respeite os direitos humanos”

No ano de 2000, a Organização das Nações Unidas instituiu o dia 18 de dezembro como o Dia Internacional do Imigrante. A data é celebrada anualmente por meio de campanhas de diversas redes internacionais e cidades, como o compromisso “Mercocidades, por uma migração inclusiva que respeite os direitos humanos” no marco da campanha “La diversidad que hay en ti” da rede Mercocidades. Lançado em novembro pela rede e assinado pela cidade de São Paulo, o documento conta com dez recomendações para o avanço da migração inclusiva na América Latina.

São Paulo firmou o seu compromisso com a declaração durante a Assembleia Geral da “XXIV Cúpula de Mercocidades - Água e Cidades Sustentáveis”, que ocorreu em 29 de novembro e contou com a participação do Coordenador da Área de Relações Internacionais, Rodrigo Massi. A cidade se comprometeu com dez recomendações: recepção e assistência, acesso à educação, moradia e saúde, emprego e empreendimento, diálogo intercultural, proteção e amparo da população imigrante, refúgio, migração e igualdade de gênero e troca de boas práticas e governança.

São Paulo também participou da campanha da rede Mercocidades, por meio da divulgação da convocatória “Cuenta una história” para organizações da sociedade civil parceiras da Prefeitura de São Paulo que trabalham com o tema. Por meio da apresentação de histórias dos imigrantes presentes em São Paulo, a convocatória teve como objetivo gerar sensibilidade e visibilidade para as realidades dos imigrantes nas cidades. “Com uma população formada por mais de 70 comunidades estrangeiras e 2º maior corpo consular do mundo, a temática da imigração é presente na formação de São Paulo. Por este motivo, apoiar a migração inclusiva é reconhecer a nossa diversidade social e celebrar o diferencial da nossa cidade e população”, destaca o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.

Sobre a rede Mercocidades
Fundada em 1995, a rede Mercocidades tem como finalidade promover a participação de cidades-membros do MERCOSUL e associadas nos processos de integração regional e criar um espaço institucional para que se desenvolvam intercâmbio de experiências e cooperação internacional entre os governos locais da região. A rede conta com mais de 300 cidades-membro. Dentro de suas instâncias, estão as unidades temáticas que desenvolvem diversas ações, programas e projetos de interesse comum intermunicipal com uma abordagem mais específica.