Prefeitura de São Paulo inaugura coworking público voltado para empreendedores da economia criativa

O Teia já conta com unidades em Taipas, Santo Amaro, e Cidade Tiradentes

 Em 2017, São Paulo teve contribuição de R$ 699,3 bilhões na economia nacional e foi o município brasileiro que gerou maior valor no País. Dados divulgados pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontam que São Paulo possui um PIB equivalente ao da soma de 4.305 municípios. Ou seja, 77,3% das cidades brasileiras. Por este motivo, a gestão do Prefeito Bruno Covas tem trabalhado em ações de incentivo para empreendedores que atuam na área cultural e de economia criativa, como o coworking público “Teia Centro”, inaugurado nesta quarta (22) na Hemeroteca Mário de Andrade.

“A economia criativa vem crescendo em média 4,6% ao ano e é um setor que tem os jovens como grande parte do público. Incentivar esse setor com um espaço que, além de estações de trabalho, terá cursos e oficinas voltados à geração de renda no setor está entre as diretrizes da Prefeitura de São Paulo”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Estamos instalando uma unidade do Teia no centro da cidade para atender gratuitamente pessoas de todas as regiões facilitando a vida do empreendedor que está começando e não tem dinheiro para montar o próprio escritório”, completa.

O espaço passou por uma fase de testes que teve duração de cinco semanas, período em que o coworking público também recebeu a primeira atividade de orientação empreendedora. O Fábrica de Negócios – Transcidadania qualificou e impulsionou negócios de empreendedores transexuais que receberam toda a orientação necessária para começar sua própria empresa.

A inauguração do espaço também contou com a presença do Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes. “São Paulo é a cidade com o maior número de coworkings do País, o que reforça a força do município como pólo de negócios. A inauguração do Teia com certeza vai gerar oportunidades para diversos empreendedores da cidade, aquecer o potencial criativo e econômico do País e contribuir com a atração de investimentos estrangeiros”, afirma o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.

O Teia Centro fica próximo à estação Anhangabaú do Metrô e é composto por quatro ambientes diferentes: uma sala de escritório compartilhado, uma sala multiuso, uma sala de reunião e uma varanda com espaço para descanso. O coworking conta também com 22 posições de trabalho, computadores fixos e mesas para notebooks e uma sala para conferências com capacidade para 40 pessoas.

O Teia é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, executada pela Ade Sampa agência vinculada à pasta, que tem como objetivo oferecer uma rede de coworkings públicos para empreendedores. A unidade do centro conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura, que disponibilizou o local.

“Projetos como esse contribuem para colocar a cultura no eixo econômico central do desenvolvimento econômico social, multicultural, livre, inclusive e democrático”, destacou o Secretário Municipal de Cultura, Alê Youssef.

“O principal objetivo do Teia é incentivar o desenvolvimento de negócios, a qualificação empreendedora e a criação de rede de contatos. O espaço tem toda a infraestrutura e o suporte necessários para que empreendedores possam gerar renda e fortalecer seus negócios”, declara o presidente da Ade Sampa, Frederico Celentano.

A Prefeitura já conta com unidades do Teia em Taipas, zona norte da cidade, Santo Amaro, zona sul e Cidade Tiradentes, zona leste.

Serviço
Teia Centro
Funcionamento: segunda à sexta-feira
Horário: 10h às 19h
Local: Hemeroteca Mário de Andrade
Endereço: R. Dr. Bráulio Gomes, 125

Secretários posam para a foto com a placa de inauguração do coworking

A Secretária de Desenvolvimento Econômico fala ao microfone enquanto os Secretários observam de fundo