Prefeitura de São Paulo participa de Primeiro Encontro de Sherpas e destaca atuação do município na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O evento ocorreu de 4 a 6 de fevereiro em Riade (Arábia Saudita)

A Prefeitura de São Paulo participou do Primeiro Encontro de Sherpas, uma iniciativa do Urban 20 em parceria com as redes internacionais de cidade C40 e CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos). O evento ocorreu de 4 a 6 de fevereiro em Riade (Arábia Saudita), e contou com a participação do Coordenador de Relações Internacionais, Rodrigo Massi, e do Assessor Internacional Multilateral, Jefferson Faria.

Os servidores marcaram presença no evento com o objetivo de posicionar São Paulo nos seguintes temas: economia circular e neutralização de carbono, comunidades prósperas e inclusivas, soluções urbanas baseadas no meio ambiente, implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, inovação e tecnologia, e sustentabilidade urbana e tecnologia. Além de São Paulo, outras 27 cidades participam do U20, que tem como objetivo coordenar uma posição conjunta entre os prefeitos das principais cidades do G20 e outros centros urbanos para informar suas demandas e enriquecer as discussões dos líderes nacionais na Cúpula do G20.

“Atualmente, a iniciativa do Urban 20 é o principal canal entre os governos locais com os governos dos países do G20. Por seu histórico de decisões e conduções de políticas que atingem toda a dinâmica política no Brasil, São Paulo pôde manter o relacionamento tanto com representantes de importantes cidades quanto com Organismos Internacionais de alto nível em Riade. Pudemos fortalecer a posição da capital paulista nos temas mais apontados durante o encontro e apresentar aos presentes nossas principais políticas, projetos e aspirações”, explica Rodrigo Massi.

Missão internacional
A missão técnica começou com uma recepção organizada pelo U20 na terça (04) com a presença do Presidente da Comissão Real da Cidade de Riade e Presidente do U20 Riade 2020, Sr. Fahad Al-Rasheed. “Além de apresentarmos a satisfação e importância de participar do Encontro de Sherpas, destacamos a realização do Fórum Econômico Mundial para a América Latina e o Fórum Econômico Brasil e Países Árabes, que serão realizados em São Paulo”, explica Jefferson.

O segundo dia do evento contou com sessões focadas nas novas iniciativas do U20 para embasar o comunicado que será entregue aos líderes do G20 em novembro próximo. São Paulo optou por fazer parte da força tarefa de Economia Circular e Neutralização do Carbono, levando em consideração o trabalho desenvolvido pelo Comitê do Clima, grupo de trabalho criado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo.

Durante o evento, os servidores dialogaram com representantes do Rio de Janeiro, Nicole Caus, Diego Blanc e Paulo Protasio; de Tshwane, Sello Mphaga; de Quito, Maurício Rodas; de Roma, Luca Montuori; de Moscou, Evgeniya Semutnikova e Elena Tarasova, e Helsinki, Moliis Jani Kristian. “Durante a missão internacional, pudemos acompanhar integralmente a agenda do encontro, estabelecendo contatos com os demais representantes das cidades presentes e de organismos internacionais, com prospecção de projetos e ações que poderão ser replicados em benefício do município” destacou o assessor Jefferson Faria.

Agenda bilateral
A missão também contou com encontros bilaterais realizados paralelamente ao evento com a secretária-geral da CGLU, Emilia Saiz; o Diretor Executivo de Licenças da cidade de Amã, Sr. Mohanna M. Al-Kattan; a Diretora de Relações Internacionais da Prefeitura de Tóquio, Erena Niwa; a Executiva da Equipe do U20 de Riade, Dhay Aldhawyan, o Gerente-Geral do Planejamento Estratégico Urbano de Riade, Ibrahim bin Abdulrahman Alshaye, e com o representante de Izmir, Onur Eryüce.

Os servidores também realizaram uma visita técnica, a convite do organizador do evento, ao Centro de Visitantes do Metrô de Riade, que está em fase de construção, no qual se aproximaram do projeto de futuras instalações dos vagões que circularão na cidade e o funcionamento do transporte público.


Foto família com os participantes do Evento de Sherpas 2020

Rodrigo, Jefferson e Ibrahim bin Abdulrahman Alshaye