Prefeitura de São Paulo recebe delegação internacional de especialistas em propriedade intelectual para troca de experiências no combate à pirataria

Delegação internacional defende a manutenção de um sistema de Propriedade Intelectual seguro como algo essencial para incentivar a inovação e apoiar o crescimento de empresas.

O Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, recebeu uma delegação internacional de especialistas em propriedade intelectual do Reino Unido nesta quinta (12), com a finalidade de discutir boas práticas no combate à pirataria, especialmente no ambiente digital. Durante a reunião, os participantes trocaram experiências sobre a atuação do Escritório de Propriedade Intelectual do Reino Unido (UK IPO) e da Unidade de Crimes de Propriedade Intelectual da Polícia da Cidade de Londres. O escritório é o órgão oficial do governo do Reino Unido responsável pelos direitos de propriedade intelectual e defende a manutenção de um sistema de Propriedade Intelectual seguro como algo essencial para incentivar a inovação e apoiar o crescimento de empresas.

O encontro também contou com a participação do Detetive Superintendente da Unidade da Police Intellectual Property Crime Unit (PIPCU) da Polícia da Cidade de Londres, Peter Ratcliffe; do Diretor Adjunto de Enforcement do UK IPO, Matthew Cope; da responsável pela área de propriedade intelectual do Governo Britânico para a América Latina e Caribe, Maria Angélica Garcia, e a Analista Política do Consulado-Geral Britânico em São Paulo, Juliana Caires.

A Unidade Especial da Polícia de Londres para Crimes de Propriedade Intelectual (PIPCU) é o departamento responsável por investigar e impedir crimes de propriedade intelectual no Reino Unido. Ele é considerado como a principal força nacional contra fraudes no país.

A pirataria online é um assunto que tem recebido muita atenção atualmente. Isso porque, segundo relatório lançado pela IPO em 2018, a pirataria de conteúdo – em especial on-line – está evoluindo rapidamente. Um dos motivos desse problema é a substituição do download de conteúdo por serviços de streaming, o que acaba por dificultar a fiscalização.

Por parte da Prefeitura, a reunião também contou com a presençado Secretário de Justiça, Rubens Rizek; do Secretário de Segurança Urbana, José Roberto Oliveira; do Secretário Executivo do Gabinete do Prefeito, Fabio Lepique; do Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes; da Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana, Elza Paulina de Souza; do Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, Alan Towersey, e do Delegado de Polícia da Primeira Delegacia da DIG/DEIC, Wagner Martins Carrasco de Oliveira.