São Paulo assina Memorando com Reino Unido de combate à pirataria

A assinatura antecede a realização de uma missão internacional para a capacitação de servidores da Prefeitura em Londres

Com o objetivo de estabelecer parcerias na área de direitos de Propriedade Intelectual, a Prefeitura de São Paulo assinou um Memorando de Entendimento com o Escritório de Propriedade Intelectual do Reino Unido (IPO-UK) nesta segunda (9). O IPO-UK é órgão oficial do governo britânico responsável pelos direitos de propriedade intelectual no Reino Unido.

“Estamos muito felizes com o acordo de colaboração assinado com a Prefeitura de São Paulo para trabalharmos juntos no combate à pirataria, uma agenda muito importante para o Reino Unido. A pirataria não tem fronteiras e é um problema de caráter econômico e de segurança pública devido a sua ligação com o crime organizado, que deve ser combatido”, destaca a Ministra Conselheira e Cônsul Adjunta do Consulado Geral Britânico em São Paulo, Lisa Weedon.

“A defesa da propriedade intelectual é um problema que ultrapassa fronteiras e deve ser exercido com o apoio internacional. O acordo de colaboração é mais um passo de aproximação com o Governo Britânico durante a gestão do Prefeito Bruno Covas”, afirma o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.

A assinatura do memorando de entendimento antecede a realização de uma missão internacional para a capacitação de servidores da prefeitura no Escritório de Propriedade Intelectual do Reino Unido, sediado em Londres. A delegação da Prefeitura será composta pelo Comandante Superintendente Adjunto da Guarda Civil Metropolitana, Wilson Batista dos Santos, e pela Agente da Subprefeitura Região Sé, Andréa Martins Francisco.

“Os servidores que irão participar da missão são profissionais que queremos capacitar para que eles liderem dentro de suas equipes um combate organizado e efetivo de acordo com as ações realizadas pelo IPO-UK, que é referência na área de propriedade intelectual. Por esse motivo, essa missão é de extrema relevância para nós”, afirma o Secretário Executivo do Gabinete do Prefeito, Fabio Lepique.

“O Memorando firma o começo de uma cooperação sólida e frutífera, assim como a missão de capacitação dos agentes”, explica a Responsável pela área de Propriedade Intelectual do Governo Britânico para América Latina e Caribe, Maria Angélica Garcia.

O Memorando foi assinado pelo Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes; pela Ministra Conselheira e Cônsul Adjunta do Consulado Geral Britânico em São Paulo, Lisa Weedon; pela Responsável pela área de Propriedade Intelectual do Governo Britânico para América Latina e Caribe, Maria Angélica Garcia e pelo Secretário Executivo do Gabinete do Prefeito, Fabio Lepique. A solenidade contou com a presença da Coordenadora da Área Relações Internacionais Bilaterais, Elizabeth Affonso e da Assessora Internacional Bilateral, Camila Assis.

Em setembro de 2019, uma delegação composta pelo Diretor Adjunto de Enforcement do Escritório de Propriedade Intelectual do Governo Britânico, Matthew Cope, e o Detetive Superintentedente de Propriedade Intelectual da Polícia de Londres, Peter Ratcliffe, realizaram uma reunião com o Prefeito Bruno Covas para trocar experiências e discutir possibilidades de cooperação futura na área digital, especialidade do Escritório do IPO—UK. Clique aqui para saber mais sobre isso.

Prosperity Fund

Em fevereiro de 2019, a cidade de São Paulo e o Governo Britânico também firmaram um Memorando de Entendimento prevendo a cooperação nas áreas de Inovação e Tecnologia, Mobilidade e Transportes, Infraestrutura, Energia, Cidades do Futuro e Saúde. O acordo de cooperação foi assinado pelo Prefeito Bruno Covas e pela Cônsul-Geral do Reino Unido em São Paulo, Joanna Crellin. Clique aqui para mais informações.

Esse projeto está inserido dentro do programa de incentivo do governo britânico Prosperity Fund, fundo de cooperação financiado por meio do Foreign and Commonwealth Office, órgão equivalente ao Ministério de Relações Exteriores e Comerciais do Reino Unido.

O Prosperity Fund conta com o programa Global Future Cities Prosperity Fund, que seleciona cidades em países considerados de renda média para receberem incentivos ao longo de um período de três anos para melhorar a forma como suas cidades são planejadas e gerenciadas, resultando em um aumento da prosperidade local e qualidade de vida.

Participantes reunidos na mesa durante reunião

Participantes da reunião posando para foto