São Paulo recebe delegação de Lima para troca de experiências no tema da qualidade do ar

Equipe internacional de especialistas apresentou sistema de baixo custo para realizar o monitoramento da qualidade do ar e se aproximou de políticas públicas da cidade

Uma delegação composta por especialistas na área de monitoramento e manutenção da qualidade do ar da cidade de Lima (Peru) veio a São Paulo para uma troca de experiências relacionadas a instrumentos e métodos mais eficientes de monitoramento da poluição atmosférica. A missão foi promovida pela União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), e contou com a presença do Chefe da Divisão de Qualidade do Ar de Lima, Anderson Eduardo Huyana Castro, da Especialista de Qualidade Ambiental e Avaliações Ambientais de Lima, Ewonny Ttito Moya, e da Assistente de Qualidade Ambiental de Lima, Leyla Lizzeth Ubillus Orjeda. O grupo foi recebido pela equipe de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, que acompanhou as atividades da delegação internacional entre os dias 2 e 4 de março.

Na segunda (2), a missão iniciou com uma reunião com o Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, que apresentou as principais ações da Prefeitura no município, bem como o potencial internacional de São Paulo. Em seguida, o grupo se reuniu com outras equipes da Prefeitura relacionadas ao tema, como a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Mobilidade e Transporte.

“As trocas de experiências entre São Paulo e outras cidades do mundo é fundamental para que possamos buscar as melhores práticas de gestão nas mais diferentes frentes buscando sempre maior eficiência e um município cada vez mais sustentável”, afirmou o Secretário Luiz Alvaro.

A equipe técnica de Lima ainda pôde conhecer o programa Unidade Sentinela da Secretaria de Saúde, que analisa o impacto da qualidade do ar na saúde da população de idosos em São Paulo, e fez visitas técnicas à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), que é responsável pelo controle e monitoramento da qualidade do ar na capital paulistana. Anderson Eduardo Huyana, Ewonny Ttito Moya e Leyla Lizzeth Ubillus Orjeda ainda se reuniram com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente para conhecer o inventário de emissões de gases de efeito estufa, e se encontraram com a Secretaria de Mobilidade e Transportes para entender mais sobre a política de ônibus elétricos que está sendo implementada no município.

Após a missão em São Paulo, a delegação de Lima ainda se reuniu com a Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro e tinha planos de visitar a Cidade do México para conhecer mais projetos relacionados ao monitoramento da qualidade do ar. Os projetos visitados por eles e propostas de atividades para a continuação da cooperação com a cidade de São Paulo serão registrados em um relatório que será entregue para a UCCI ainda neste ano.

O Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, participa de reunião com a delegação de composta por especialistas na área de monitoramento e manutenção da qualidade do ar da cidade de Lima: Anderson Eduardo Huyana Castro, Ewonny Ttito Moya e Leyla Lizzeth Ubillus Orjeda

Equipe da Secretaria de Relações Internacionais posa para foto com especialistas na área de monitoramento e manutenção da qualidade do ar da cidade de Lima