Prefeitura de São Paulo participa de encontro online internacional da UNESCO para compartilhar experiências e boas práticas em relação ao COVID-19

Além da presença da capital paulista, o webinar teve representantes da Coreia do Sul, da China e da Itália apresentando políticas locais no gerenciamento da crise causada pelo coronavírus

A Prefeitura de São Paulo participou de um webinar da UNESCO Global Network of Learning Cities (GNLC) para compartilhar experiências, dificuldades e boas práticas na área da educação em relação ao COVID-19. O encontro online foi realizado nesta terça-feira (24), e teve a capital paulista representada pelo Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes. A Assessora de Assuntos Internacionais Multilaterais e Redes de Cidades, Kaliane Santos Oliveira, também participou do encontro.

O webinar ainda contou com a presença do Prefeito de Osan (Coreia do Sul), Kwak Sang Wook, da Pesquisadora da Wuhan Academy (China), Zhou Jia, e da Representante da Pasta de Educação em Turim (Itália), Isabella Calvagno. Acompanhado por mais de 200 pessoas, o encontro online organizado pela UNESCO permitiu que os quatro participantes convidados apresentassem as resoluções que suas cidades têm encontrado para enfrentar a crise causada pelo alastramento do coronavírus, especialmente no que diz respeito à educação. O intuito é que o compartilhamento de experiências fortaleça as boas ações no combate à pandemia, que podem ser replicadas em outros lugares.

O enfrentamento ao COVID-19 impõe desafios e dificuldades em diferentes áreas. A área da educação, particularmente, tem sido afetada pelos fechamentos temporários ou indefinidos de escolas e universidades que diferentes países, estados e cidades têm decretado numa tentativa de retardar a disseminação da doença. A cidade de São Paulo é um dos locais a tomar esse tipo de medida de isolamento; por causa disso, foi lançado o programa Merenda em Casa, que, durante o período de suspensão das aulas, vai ofertar a alimentação a 700 mil estudantes matriculados na rede pública do estado de São Paulo.

"Em um período de combate ao coronavírus em escala global, a troca de experiências se faz ainda mais importante. São Paulo tem exemplos de boas práticas no enfrentamento à pandemia que podem inspirar soluções em outros países, assim como nós também podemos aprender com as ações tomadas pelos nossos parceiros da rede UNESCO Global Network of Learning Cities”, considera Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.

A UNESCO Global Network of Learning Cities é uma rede internacional composta por 173 cidades. Seu objetivo é promover a troca de ideias, soluções, práticas e inspirações entre seus membros.

A Assessora de Assuntos Internacionais Multilaterais e Redes de Cidades, Kaliane Santos Oliveira e o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, participam de webinar da UNESCO