Prefeitura de São Paulo e Banco da China assinam termo de doação de 50 mil máscaras e 1.000 uniformes para o enfrentamento do coronavírus na cidade

Doação contou com a articulação da equipe internacional da Prefeitura de São Paulo com o Consulado-Geral da China na capital paulista

Representando o Prefeito Bruno Covas, o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, assinou um termo de doação com representantes do Banco da China que estabelece o oferecimento de 50 mil máscaras e 1.000 uniformes voltados para o enfrentamento do coronavírus no município. A doação ocorreu por meio de uma articulação da equipe internacional da Prefeitura de São Paulo com o Consulado-Geral da China nesta Capital.

A solenidade ocorreu excepcionalmente nesta quarta (16) e contou com a participação do Presidente do Banco da China Brasil, Zhang Guanghua, do Vice-Presidente do Banco da China, Hsia Hua Sheng, do Gerente do Departamento de Administração Geral do Banco da China, Shi Xiaodong, do Gerente do Banco da China Brasil, Deng Zhongnan e da Coordenadora para Assuntos Internacionais Bilaterais da Prefeitura, Elizabeth Carmelita Moura Affonso.

“Compreendemos a situação que São Paulo está vivendo e acreditamos na importância de respeitar o isolamento social como medida de contenção do coronavírus como foi feito nas cidades chinesas”, destacou o Presidente do Banco da China, Zhang Guanghua.

“A relação da cidade de São Paulo com a China e suas cidades é antiga e de muito respeito mútuo. Somos gratos por toda a ajuda que estamos recebendo do Consulado Geral da China, do Banco da China e de sermos parceiros no enfrentamento ao coronavírus”, destacou o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.

Relações bilaterais
Atualmente a comunidade chinesa em São Paulo é composta por 250 mil chineses e descendentes que vivem na cidade. No âmbito das ações de cooperação descentralizada, a Prefeitura recebeu uma delegação do Governo Municipal de Xangai e do Consulado-Geral da China em São Paulo em 5 de agosto com o objetivo de apresentar as ações e programas de incentivo ao comércio e investimentos da cidade de São Paulo. Ao final da reunião com o Prefeito Bruno Covas, o grupo participou da cerimônia de abertura da exposição “Momentos na História” sobre os 70 anos da fundação da República Popular da China celebrado em 1 de outubro de 2019. A mostra ficou aberta ao público até 10 de agosto na OCA (Pavilhão Lucas Nogueira Garcez), localizada no Parque Ibirapuera.

Durante o encontro, o grupo internacional convidou São Paulo para participar do China International Import Expo, uma das maiores feiras de importação do mundo. A cidade foi representada pelo coordenador da equipe de relações internacionais, Rodrigo Massi, que participou do evento de 4 a 8 de novembro, em Xangai. A feira também contou com a presença do Presidente da China, Xi Jinping, e do Presidente da França, Emmanuel Macron.

Recentemente, o Secretário Luiz Alvaro participou de uma videoconferência com profissionais e gestores de saúde do Governo Municipal de Xangai em 06 de abril. A reunião teve como objetivo trocar experiências na área e também contou com a presença do Secretário-Executivo de Relações Internacionais do Governo do Estado, Embaixador Affonso Massot, da Coordenadora de Vigilância em Saúde (COVISA), Solange Saboia, da Diretora de Vigilância Epidemiológica, Selma Anequini Costa e de representantes da Secretaria Estadual de Saúde e do Consulado-Geral da China em São Paulo.

Durante o encontro online, os participantes compartilharam os principais desafios, o papel da ciência no combate à desinformação e as ações de monitoramento e isolamento social. Para saber mais, clique aqui.

O Presidente do Banco da China Brasil, Zhang Guanghua, e o Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, posam para foto tocando o cotovelo um do outro, como uma substituição mais segura ao aperto de mão durante a pandemia de coronavírus

Participantes da reunião posando para foto